Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Faculdade Anhanguera cobra para liberar documento

Estudante diz que instituição pediu que ele pagasse por comprovante; veja outras queixas

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São Paulo

O estudante Humberto César de Oliveira Batista, 35 anos, do Jaraguá (zona norte), conta que se formou no curso de logística em 2013, na Universidade Anhanguera.

No mês passado, ele pediu que a instituição enviasse a ele um documento com o conteúdo programático do curso. Segundo Batista, a Anhanguera pediu que ele pagasse R$ 147,20 pela documentação, o que o leitor afirmou ao Agora ser um valor exorbitante e uma cobrança indevida. 

“Vou iniciar um novo curso, em uma outra instituição. Para fazer meu ingresso, pediram o conteúdo programático da Anhanguera. Quando solicitei o comprovante, descobri que tenho que pagar por um documento que é meu por direito. Eu já me formei, minha faculdade já foi paga. Eu não deveria ser cobrado por nada”, reclama ele. 

O leitor diz esperar que, com a ajuda do Defesa do Cidadão, a faculdade preste os devidos esclarecimentos sobre a cobrança. 

Anhanguera entra em contato

A Faculdade Anhanguera informa, por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa ao Defesa do Cidadão, que entrou em contato com o aluno e o caso foi solucionado. A instituição afirma ainda que permanece à disposição para sanar quaisquer dúvidas adicionais do aluno quanto ao assunto. 

Outras reclamações 

Decolar.com 

"Comprei uma passagem pelo site Decolar.com e não estou conseguindo cancelar a compra. Há um mês tento realizar o procedimento, sem nenhum sucesso. Tento contato com a empresa e eles nunca respondem. As faturas dos pagamentos já estão chegando. Preciso resolver isso", diz Emerson Carlos Cardoso, 45 anos, Osasco (Grande SP). 

Resposta 

A Decolar informa que analisou o caso e que fará o reembolso do valor, solucionando a queixa. 

Americanas.com 

O aposentado Paulo Marques Viana, 60 anos, de Paulínia (117 km de SP), conta que fez uma compra no site das Lojas Americanas, mas o local de entrega mudou. O leitor afirma que mandou um email solicitando correção. “Tentei cancelar o pedido para atualizar o endereço, fui atendido por secretária eletrônica. Se meu endereço atual não for corrigido, minha encomenda será entregue a pessoa errada.” 


Resposta  

As Americanas.com informam que providenciaram o cancelamento da compra, conforme solicitação do cliente e o estorno ocorrerá de uma a duas faturas.


Caixa 

Luiz Antonio Valente do Sacramento, 57 anos, de Taboão da Serra (Grande SP), afirma que a Caixa está lhe cobrando tarifa de saque mesmo ele tendo apenas a conta de serviços essenciais. “Tenho direito a quatro saques e no quinto poderiam cobrar. Essa cobrança é indevida.” 


Resposta 

A Caixa informa, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que a cobrança da tarifa, questionada pelo cliente, ocorreu em virtude de as operações de saque terem ultrapassado o limite previsto para isenção desse serviço. Em novo contato com  o Agora, o leitor discordou da resposta do banco.

Crefisa 

Alessandro Junior Pereira, 43 anos, de Assis (434 km de SP), conta que em um momento de desespero acabou contratando um empréstimo pessoal e não percebeu que os juros cobrados seriam dez vezes maiores que o valor do empréstimo. “Gostaria de negociar com a empresa”, diz o leitor. 


Resposta

A Crefisa informa que, em contato com o cliente, ofereceu uma proposta de acordo, que foi aceita por ele e encontra-se pendente de formalização.

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