Descrição de chapéu INSS

Auxílio-doença foi suspenso, diz leitor

Segurado afirma que, mesmo com perícia de incapacidade, INSS não retomou pagamentos

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São Paulo

O representante comercial Francisco das Chagas Machado, 70 anos, diz que espera há oito meses pela resposta de análise de recurso contra o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para o auxílio-doença.

“A perícia já está aprovada, mas mesmo assim o pedido permanece em análise. Não me dão resposta ou prazo algum”, queixa-se.

O leitor explica que, após a realização de cirurgia no coração, em maio de 2016, não consegue mais trabalhar e depende do benefício.

Francisco das Chagas Machado, 70 anos, diz que não consegue mais trabalhar após cirurgia no coração: “Entrei com recurso, mas não dão resposta” - Martha Salomão/Folhapress

“Recebi o auxílio de setembro de 2017 até março de 2018, quando cortaram. Realizei perícia e atestaram que não havia incapacidade, que estava tudo normal.”

Francisco conta que, então, passou por nova perícia, em maio de 2019, que atestou novamente a incapacidade para o trabalho. Sem receber, em junho, foi orientado a entrar com recurso.

“De lá para cá, estou sem receber. Estou conseguindo me manter com os atrasados que o INSS pagou, referentes ao período entre 2016 e 2017. Mas dependo da ajuda de parentes para custear meus remédios.”

Além da espera pelo auxílio-doença, o leitor explica que também deu entrada em um pedido de aposentadoria por idade, em dezembro do ano passado.

“Tenho mais de 15 anos de contribuição com carteira assinada e, como tenho 70 anos de idade, tenho direito. A solicitação está em análise, estou esperando.”

Recurso está em análise

Em nota, o INSS esclarece que o processo de recurso do segurado está na 13ª Junta de Recursos do órgão.

“O senhor Francisco poderá acompanhar as fases desse processo pelo site Meu INSS, por meio do endereço gov.br/meuinss.”

Sobre o pedido de aposentadoria por idade, o INSS diz que a solicitação está em análise e que o leitor poderá acompanhar as fases do processo também pelo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135. 

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