Consumidor tem que pagar contas em dia mesmo com a crise do coronavírus
Bancos orientam clientes a fazer pagamentos à distância; veja como
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A pandemia de coronavírus não isenta o consumidor de pagar as contas em dia. Boletos de água, luz, telefone, condomínio, fatura de cartão de crédito e demais cobranças precisam ser quitadas na data para que o consumidor não fique inadimplente, com o nome sujo.
Com o objetivo de evitar a propagação do Covid-19, bancos e prestadores de serviços ouvidos pelo Agora dão dicas de como fazer os pagamentos e solicitar atendimentos a distância.
Há situações, porém, que os bancos estão dispostos a negociar. Este é o caso de micro e pequenos empresários que têm empréstimos. Caso sejam bons pagadores, ou seja, estejam com as prestações em dia, poderão pedir a prorrogação da parcela por até 60 dias.
Contas na data | Veja como pagar:
Empréstimos
- Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander estão abertos a atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, de vencimentos de dívidas de pessoas físicas e micro e pequenas empresas
Para quem vale:
- Para contratos de crédito em geral feitos com dinheiro do banco, desde que vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados
- Ex: cartão de crédito, empréstimo pessoal, crédito imobiliário etc.
Não vale para:
- Contas de consumo (água, energia, telefone etc.)
Definições sobre o tipo de dívida ainda serão tomadas:
-
Cada banco ainda irá definir que tipo de dívida poderá ser prorrogada, qual será o procedimento e mais detalhes
-
A Febraban (federação dos bancos) orienta que clientes entrem em contato com seu banco por telefone ou pela internet para levantar essas informações antes de irem às agências
Agências bancárias
- O bancos estão mantendo o funcionamento normal das agências, mas recomendam a utilização dos canais remotos e digitais de atendimento, como aplicativos para celular e internet banking, entre outros
Caixa Econômica Federal
- Internet Banking: https://internetbanking.caixa.gov.br/
- Aplicativo Caixa: http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixa-celular/Paginas/default.aspx
- Agência Digital Caixa: http://www.caixa.gov.br/agenciadigital/Paginas/default.aspx
- Atendimento Comercial (para serviços bancários): 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 726 0505 (demais regiões)
- Caixa Cidadão (PIS, Benefícios Sociais, FGTS, Cartão Social): 0800 726 0207
Banco do Brasil
- Internet Banking: https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp
- Central de Relacionamento BB: 4004-0001 / 0800 729 0001
- WhatsApp: 61 4004-0001
- App BB: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/bb-digital/solucoes/app-bb#/
Santander
- Internet Banking: https://www.santander.com.br/atendimento-para-voce/internet-banking
- App Santander: https://www.santander.com.br/atendimento-para-voce/app-santander
- Consultas, informações, transações e cancelamentos: 4004-3535 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800 702 3535 (demais localidades) / 0800 723 5007 (pessoas com deficiência auditiva e de fala)
Bradesco
- Internet Banking: https://banco.bradesco/html/classic/canais-digitais/internet-banking/index.shtm
- App Bradesco: https://banco.bradesco/html/classic/promocoes/app-bradesco/index.shtm
- Central de Atendimento: 4004-4436 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 722 4436 (demais localidades)
Itaú
- Internet Banking: https://www.itau.com.br/voce/
- Aplicativo Itaú: https://www.itau.com.br/canais-itau/aplicativo-itau-no-computador/
- SAC: 0800 728 0728
Conta de luz
Clientes da Enel-SP (capital e região metropolitana de SP)
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É possível pagar as contas pelo banco de cada um, na internet
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A concessionária orienta os clientes a evitar aglomerações em agências bancárias e lotéricas
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Para clientes que têm débito acima de 60 dias e estão sem fornecimento, o pagamento pode ser feito por cartão de crédito, por meio do aplicativo ou no site
Canais de atendimento digitais da Enel:
- Agência virtual: https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br
- Aplicativo para Android: http://bit.ly/2VmOsIj
- Aplicativo para IOS: https://apple.co/2VpYh8q
- SMS para 2ª via da conta: envie um torpedo com a palavra CONTA, seguida do seu número da instalação, para o número 27373
Conta de água
Clientes da Sabesp
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A empresa orienta a utilização dos canais digitais para fazer solicitações e consultas
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O cliente pode consultar débitos, solicitar envio de 2ª via pelo correio, imprimir 2ª via e fazer parcelamento de débitos
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Outros serviços também podem ser solicitados pela internet, como reparos, ligações de água ou esgoto, substituição de cavalete ou hidrômetro
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O consumidor pode, ainda informar ocorrências, como vazamentos na rede de água, entre outros
Canais de atendimento da Sabesp:
Site: www.sabesp.com.br
- App Sabesp Mobile: Disponível nas plataformas iOS e Android, permite ainda o envio de fotos da ocorrência junto com a solicitação
- Central de Atendimento: os números são 0800 011 9911, para a região metropolitana; e 0800 055 0195, para interior e litoral. O atendimento é gratuito e funciona durante 24 horas
Conta de telefone
Clientes da Vivo
-
Cliente pode consultar serviços e solicitar atendimentos por meio dos canais digitais
- Meu Vivo: https://login.vivo.com.br/loginmarca/appmanager/marca/publico#
- Aplicativo Aura: https://celular.vivo.com.br/aplicativos/aura/
- Telefone: 10315
Clientes da Tim
A TIM recomenda que seus clientes acessem algumas das opções disponíveis para obter a segunda via de conta.
- Aplicativo Meu TIM (disponível para Android e iOS)
- Site www.meutim.tim.com.br (acesso a outros serviços como consulta de saldo, acessa à fatura, recargas e mudança de plano)
- Telefone: *144 ou *144#