Descrição de chapéu Coronavírus

Consumidor tem que pagar contas em dia mesmo com a crise do coronavírus

Bancos orientam clientes a fazer pagamentos à distância; veja como

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São Paulo

A pandemia de coronavírus não isenta o consumidor de pagar as contas em dia. Boletos de água, luz, telefone, condomínio, fatura de cartão de crédito e demais cobranças precisam ser quitadas na data para que o consumidor não fique inadimplente, com o nome sujo.

Com o objetivo de evitar a propagação do Covid-19, bancos e prestadores de serviços ouvidos pelo Agora dão dicas de como fazer os pagamentos e solicitar atendimentos a distância.

Há situações, porém, que os bancos estão dispostos a negociar. Este é o caso de micro e pequenos empresários que têm empréstimos. Caso sejam bons pagadores, ou seja, estejam com as prestações em dia, poderão pedir a prorrogação da parcela por até 60 dias.

Contas na data | Veja como pagar:

Empréstimos

  • Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander estão abertos a atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, de vencimentos de dívidas de pessoas físicas e micro e pequenas empresas

Para quem vale:

  • Para contratos de crédito em geral feitos com dinheiro do banco, desde que vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados
  • Ex: cartão de crédito, empréstimo pessoal, crédito imobiliário etc.

Não vale para:

  • Contas de consumo (água, energia, telefone etc.)


Definições sobre o tipo de dívida ainda serão tomadas:

  • Cada banco ainda irá definir que tipo de dívida poderá ser prorrogada, qual será o procedimento e mais detalhes

  • A Febraban (federação dos bancos) orienta que clientes entrem em contato com seu banco por telefone ou pela internet para levantar essas informações antes de irem às agências

Agências bancárias

  • O bancos estão mantendo o funcionamento normal das agências, mas recomendam a utilização dos canais remotos e digitais de atendimento, como aplicativos para celular e internet banking, entre outros

Caixa Econômica Federal


Banco do Brasil


Santander


Bradesco


Itaú

Conta de luz

Clientes da Enel-SP (capital e região metropolitana de SP)

  • É possível pagar as contas pelo banco de cada um, na internet

  • A concessionária orienta os clientes a evitar aglomerações em agências bancárias e lotéricas

  • Para clientes que têm débito acima de 60 dias e estão sem fornecimento, o pagamento pode ser feito por cartão de crédito, por meio do aplicativo ou no site

Canais de atendimento digitais da Enel:

  1. Agência virtual: https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br
  2. Aplicativo para Android: http://bit.ly/2VmOsIj
  3. Aplicativo para IOS: https://apple.co/2VpYh8q
  4. SMS para 2ª via da conta: envie um torpedo com a palavra CONTA, seguida do seu número da instalação, para o número 27373

Conta de água

Clientes da Sabesp

  • A empresa orienta a utilização dos canais digitais para fazer solicitações e consultas

  • O cliente pode consultar débitos, solicitar envio de 2ª via pelo correio, imprimir 2ª via e fazer parcelamento de débitos

  • Outros serviços também podem ser solicitados pela internet, como reparos, ligações de água ou esgoto, substituição de cavalete ou hidrômetro

  • O consumidor pode, ainda informar ocorrências, como vazamentos na rede de água, entre outros

Canais de atendimento da Sabesp:

Site: www.sabesp.com.br

  1. App Sabesp Mobile: Disponível nas plataformas iOS e Android, permite ainda o envio de fotos da ocorrência junto com a solicitação
  2. Central de Atendimento: os números são 0800 011 9911, para a região metropolitana; e 0800 055 0195, para interior e litoral. O atendimento é gratuito e funciona durante 24 horas

Conta de telefone

Clientes da Vivo

  • Cliente pode consultar serviços e solicitar atendimentos por meio dos canais digitais

  1. Meu Vivo: https://login.vivo.com.br/loginmarca/appmanager/marca/publico#
  2. Aplicativo Aura: https://celular.vivo.com.br/aplicativos/aura/
  3. Telefone: 10315

Clientes da Tim

A TIM recomenda que seus clientes acessem algumas das opções disponíveis para obter a segunda via de conta.

  1. Aplicativo Meu TIM (disponível para Android e iOS)
  2. Site www.meutim.tim.com.br (acesso a outros serviços como consulta de saldo, acessa à fatura, recargas e mudança de plano)
  3. Telefone: *144 ou *144#

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