Descrição de chapéu Coronavírus

Saiba usar site e aplicativo do banco e fuja do coronavírus

Serviço bancário na internet permite pagar contas e cobrar dívidas com segurança

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São Paulo

A tecnologia que permite receber pagamentos e quitar dívidas sem sair de casa não é novidade. Mas grande parte dos brasileiros, mesmo considerando aqueles que possuem conta em banco, ainda prefere ir pessoalmente a uma agência bancária.

A quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, porém, está obrigando milhões de pessoas a se adaptarem —ou tentarem— para utilizar o atendimento bancário a distância.

O lado bom disso é que, hoje em dia, é realmente possível resolver quase todas as questões financeiras sem ir ao banco. As exceções são saques e depósitos em dinheiro vivo, quase sempre também dispensáveis.

“As pessoas que continuam indo ao banco fazem isso por uma questão cultural, apesar de observarmos que isso está mudando”, comenta Walter Faria, diretor-adjunto de operações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Do total de transações bancárias realizadas no país, aproximadamente 60% já não ocorrem nas agências, segundo a Febraban.

Para quem está familiarizado com os smartphones, os aplicativos oferecidos pelo setor financeiro são a forma mais prática e segura de cobrar dívidas, pagar contas, tomar empréstimos, fazer compras e realizar investimentos.

O desafio da utilização do atendimento remoto é maior, porém, para pessoas pouco acostumadas aos meios digitais.

Se o mundo digital for uma barreira, os mesmos serviços presentes nos aplicativos de internet banking também podem ser acessados, em grande parte, por meio do telefone ou mesmo nos terminais de atendimento automático, opções igualmente eficientes para evitar aglomerações perigosas à saúde enquanto a pandemia não estiver controlada.

Em alguns casos, porém, a necessidade de ir ao banco está relacionada à atividade profissional.
Trabalhadores autônomos de diversos ramos recebem pagamentos em espécie, o que os obriga a comparecer ao banco.

Uma solução para isso pode ser a contratação de um serviço de emissão de boletos. Isso permite receber os créditos diretamente na conta, além de profissionalizar a cobrança.

SERVIÇOS BANCÁRIOS A DISTÂNCIA | ENTENDA

  • Os bancos estão funcionando durante a pandemia do novo coronavírus
  • Mas a recomendação é para que as pessoas evitem ir até as agências
  • Veja algumas opções para usar serviços bancários sem sair de casa

PELA INTERNET

  • Com exceção do saque, é possível realizar praticamente todas as operações bancárias pela internet
  • Cadastre sua senha
  • Para usar os serviços bancários sem sair de casa, é preciso cadastrar uma senha específica para acessar esse tipo de atendimento
  • Alguns bancos também fazem um cadastro biométrico (registram a impressão digital do cliente, por exemplo)
  • Cada instituição tem um sistema para fazer esse cadastro e o melhor é se informar na central de atendimento do banco

Canais
Existem basicamente dois canais dos bancos que podem ser acessados pela internet:

1) Internet banking

  • É a página de serviços que o seu banco possui na internet e pode ser acessada digitando o site do banco no navegador de internet do computador ou do celular
  • Após acessar a página do banco na internet, será necessário digitar a senha no local indicado para realizar operações como pagamentos de contas e consultas a saldo e extratos


2) APPs (aplicativos)

  • A maioria dos bancos disponibiliza aplicativos para smartphones (celulares que acessam a internet) e tablets
  • O aplicativo oficial do banco costuma ser a forma mais fácil e segura de usar os serviços bancários pela internet
  • Aplicativos ficam disponíveis em uma espécie de loja virtual, acessível por meio de um ícone em uma das telas do seu celular
  • A maioria dos aparelhos usa um sistema chamado Android e, nesse caso, o aplicativo estará na Play Store (ou Google Play)
  • Nos telefones da marca Apple, o sistema é o IOS, e a loja para instalar o aplicativo é a App Store

POR TELEFONE

  • Além de receber reclamações ou dar informações, o atendimento por telefone permite realizar operações bancárias. Entenda os serviços:
  • Centrais de atendimento por telefone
  • Os principais serviços são consultas a saldo e extrato, transferências, pagamentos de contas e tributos, aplicação e resgate de investimentos, pedidos de talões de cheque, além de tirar dúvidas
  • SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)
  • O SAC também é um serviço que costuma atender por telefone, mas ele é exclusivo para reclamações, cancelamentos e informações. Neste canal, não são realizadas operações bancárias

COMO RECEBER

  • Parte dos trabalhadores autônomos recebe pagamentos em dinheiro vivo
  • Isso obriga muitos a irem ao banco pagar contas e fazer depósitos
  • Veja algumas opções para cobrar por serviços prestados ou produtos vendidos e receber direto na conta bancária

Transferência (mesmo banco)

  • A maneira mais simples de receber por um pagamento direto na sua conta
  • O que torna transferência interessante é que, ao ser feita entre clientes do mesmo banco, não há custo
  • Basta informar o número da agência e da conta. Alguns bancos nem sequer exigem o CPF

DOC e TED

  • DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TED (Transferência Eletrônica Disponível) são tipos de transferência de dinheiro entre contas de bancos diferentes
  • DOC tem limite de R$ 4.999,99, enquanto TED permite enviar qualquer valor
  • O serviço costuma custar cerca de R$ 10, se feito de um caixa eletrônico ou aplicativo
  • Mas a cobrança pode variar de acordo com cada banco e o relacionamento do cliente
  • Além de agência e conta, é importante informar o número do CPF ou do CNPJ do titular da conta para quem vai fazer o pagamento

Emissão de boletos

  • Os bancos oferecem o serviço de emissão de boletos, mesmo para quem não tem empresa aberta
  • O serviço tem custo, que pode variar conforme o banco, e é preciso falar com o gerente da conta ou, se houver a opção, contratar o serviço por meio eletrônico
  • O boleto não tem custo para quem paga, permite cobrar juros e multa, e profissionaliza a cobrança

COMO PAGAR
Além dos pagamentos por aplicativo ou por telefone, também dá para autorizar o débito das dívidas direto na conta. São duas as opções:

1) Débito automático

  • É útil para pagar contas de consumo, como energia, gás, água, telefone, TV por assinatura e cartões de crédito
  • Não há cobranças de tarifas, mas é necessário cadastramento das contas a serem pagas
  • O cadastro das contas pode ser realizado pessoalmente, no banco, ou pelos canais de atendimento a distância


2) DDA (Débito Direto Autorizado)

  • Ao fazer o cadastro no sistema DDA, o cliente passa a receber boletos eletrônicos que são emitidos para o seu CPF ou CNPJ
  • O cadastro no sistema DDA pode ser feito pela internet, nos caixas eletrônicos e na central de atendimento do banco
  • Ao receber a informação eletrônica do boleto emitido em seu nome, o cliente terá a opção de pagar ou de rejeitar a cobrança


DICAS DE SEGURANÇA

  • Os sistemas eletrônicos dos bancos são extremamente seguros e é raro que uma informação ou senha fornecida em um canal oficial caia em mãos erradas
  • A dificuldade em furar a proteção do sistema, porém, fez golpistas se especializarem em enganar o cliente para obter senhas e outros dados
  • Por isso, é importante seguir medidas de segurança recomendadas pelo banco:
  • Certifique-se de estar usando um aplicativo ou site de internet banking oficiais
  • Evite fazer operações bancárias em computadores públicos
  • Nunca forneça seu cartão ou sua senha para terceiros

Direto com os bancos
Veja abaixo como obter informações sobre os serviços a distância dos principais bancos

Caixa Econômica Federal

  • Internet banking: https://internetbanking.caixa.gov.br/
  • Aplicativo Caixa: http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixa-celular/Paginas/default.aspx
  • Agência Digital Caixa: http://www.caixa.gov.br/agenciadigital/Paginas/default.aspx
  • Atendimento Comercial (para serviços bancários): 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 726 0505 (demais regiões)
  • Caixa Cidadão (PIS, Benefícios Sociais, FGTS, Cartão Social): 0800 726 0207

Banco do Brasil

  • Internet banking: https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp
  • Central de Relacionamento BB: 4004-0001 / 0800 729 0001
  • WhatsApp: 61 4004-0001
  • App BB: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/bb-digital/solucoes/app-bb#/

Santander

  • Internet banking:​ https://www.santander.com.br/atendimento-para-voce/internet-banking
  • App Santander: https://www.santander.com.br/atendimento-para-voce/app-santander
  • Consultas, informações, transações e cancelamentos: 4004-3535 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800 702 3535 (demais localidades) / 0800 723 5007 (pessoas com deficiência auditiva e de fala)

Bradesco

  • Internet banking: https://banco.bradesco/html/classic/canais-digitais/internet-banking/index.shtm
  • App Bradesco: https://banco.bradesco/html/classic/promocoes/app-bradesco/index.shtm
  • Central de Atendimento: 4004-4436 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 722 4436 (demais localidades)

Itaú

  • Internet banking: https://www.itau.com.br/voce/
  • Aplicativo Itaú: https://www.itau.com.br/canais-itau/aplicativo-itau-no-computador/
  • SAC: 0800 728 0728 ​

Fontes: Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú​

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