Saiba baixar o processo administrativo do INSS e acelere a revisão
Em SP, há 29 mil pedidos para obter documento, mas muitos nem precisariam esperar
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O aposentado do INSS que já tentou revisar o valor do benefício provavelmente sabe que existe um documento importante para atingir esse objetivo: o processo administrativo.
No estado de São Paulo, existem 29,4 mil pedidos pendentes do documento, cujo volume de requerimentos é superado apenas pelas solicitações de benefícios assistenciais a pessoas com deficiência (47,6 mil) e de aposentadorias por tempo de contribuição (45,5 mil) e por idade (30,4 mil).
Para quem faz o pedido da cópia digital do documento, a espera pela liberação pode levar até dois meses. Mas, em muitos casos, o próprio segurado poderia pular a etapa do pedido e baixar o processo imediatamente pelo Meu INSS.
É que desde 2018 as análises de pedidos de benefícios não utilizam documentos em papel, mas apenas cópias digitalizadas. Com isso, todo o processo que resultou na concessão fica disponível na internet.
“Em vez de pedir o processo e entrar na fila onde estão todos os outros requerimentos e esperar até 60 dias, o segurado pode baixar o processo em um minuto”, diz Anderson Borges, chefe da Divisão de Benefícios da Superintendência do INSS em São Paulo.
A confusão ocorre porque pelo portal Meu INSS também é possível solicitar a cópia do processo. “O requerimento de cópia do processo é voltado para os segurados com pedidos mais antigos, que ainda não foram digitalizados”, comenta Borges.
Para não perder tempo, a dica é acessar o Meu INSS, por meio do número do CPF e da senha previamente cadastrada, e clicar no item “Agendamentos/Solicitações” e procurar entre as fichas de serviços já requisitados a que corresponde à solicitação do benefício cujo processo o segurado quer baixar.
No topo de cada ficha há uma imagem de uma lupa. Basta clicar na figura para ver os detalhes do requerimento, onde estará a opção para baixar processo. Veja o passo a passo abaixo:
RELATÓRIO DO BENEFÍCIO | COMO CONSEGUIR
- Trabalhadores e beneficiários do INSS estão perdendo tempo para conseguir um documento fundamental para contestar pedidos negados ou revisar o benefício: o PA (Processo Administrativo)
- A cópia digital do processo de benefícios solicitados desde 2018 fica disponível na internet, pelo Meu INSS, e pode ser baixada de forma instantânea, mas a maioria dos segurados não sabe disso
- Em vez de simplesmente baixar o documento, muitos fazem a solicitação da cópia do processo e, dependendo da capacidade de atendimento na localidade onde o segurado mora, esperam até 60 dias para receber
O QUE FAZER
Para quem já fez o cadastro no Meu INSS, a cópia digital do processo de análise do pedido ou concessão da aposentadoria ou pensão pode ser obtida em três etapas:
- Acesse o Meu INSS (aplicativo ou no site meu.inss.gov.br) com o seu CPF e senha e, na tela inicial, clique em Agendamentos/Solicitações
- Procure entre as fichas de solicitações que aparecem na tela a que corresponde ao pedido do benefício cujo processo administrativo você quer baixar e clique sobre a lupa para detalhar o requerimento
- Role a tela para baixo até encontrar a imagem do botão com a inscrição BAIXAR PROCESSO
Só peça quando não estiver disponível
- Por engano, as pessoas que precisam do processo administrativo escolhem a opção “Cópia de Processo”, já na tela inicial
- Esse recurso é destinado aos casos em que não há cópia digital do documento e, por isso, um funcionário do INSS terá de copiar o processo e o disponibilizar pelo Meu INSS
- Aos poucos, o órgão já vem digitalizando os processos. Então, antes de pedir a cópia do processo, o segurado deve verificar se o documento já está disponível
- Ao pedir o PA, o segurado entra na fila de pedidos e precisará aguardar até que um funcionário analise a solicitação. A espera pode levar semanas
Processo em papel
- O INSS continua disponibilizando processos físicos (em papel) para segurados que não têm acesso a computador ou celular com internet
- Para realizar o pedido da cópia física do processo, o interessado deve telefonar para central de atendimento no número 135
- Devido à pandemia de Covid-19, as agências da Previdência estão atuando com capacidade reduzida e, portanto, é importante evitar a requisição de um atendimento presencial desnecessário
Fontes: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários)