Agências da Caixa têm filas no 1º dia do Auxílio Brasil em São Paulo
Postos de assistência social têm filas no Rio e em Salvador; falhas no Caixa Tem persistem
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O primeiro dia do pagamento do Auxílio Brasil, que substitui o Bolsa Família, tem filas de até duas horas de espera em agências da Caixa na zona leste da capital paulista. A maioria busca tirar dúvidas e obter informações e também há casos de quem precisou procurar o atendimento presencial para resolver falhas no aplicativo Caixa Tem. Há ainda beneficiários do auxílio emergencial sacando a última parcela.
A cidade do Rio de Janeiro amanheceu nesta quarta-feira (17) com filas em pontos de assistência social devido a dúvidas sobre o início dos pagamentos do novo programa. Para dar conta do aumento na demanda por atendimentos, a Secretaria Municipal de Assistência Social afirma que teve de reforçar as equipes nas unidades do Cras (Centros de Referência da Assistência Social).
Em Salvador (BA), para tentar diminuir as filas de atendimento, a prefeitura tem feito o atendimento com hora marcada na rede de assistência social.
Nas agências da Caixa visitadas pela reportagem em São Paulo, ninguém passou a noite na fila. As pessoas começaram a chegar depois das 7h30 desta quarta (17), meia hora antes de as agências abrirem, e as filas aumentaram perto da hora do almoço.
Roberto Domingos Nogueira, 42 anos, está desempregado desde 2019 e recebeu as sete parcelas do auxílio emergencial no lugar do Bolsa Família. Sem celular, foi à agência descobrir se irá receber o Auxílio Brasil e qual será o valor.
"Antes da pandemia, eu pegava reciclagem. Hoje, faço bicos e sobrevivo com os R$ 250 do auxílio. Quero saber se vou receber apenas os R$ 91 de antes", disse.
Falhas no Caixa Tem
"Deu código inválido no aplicativo, isso nunca tinha acontecido. Agora, vou ter que vir todo mês na Caixa e pegar uma fila enorme para gerar esse código e receber R$ 100? O atendente me disse que não sou a primeira a enfrentar esse problema. Antes eu gerava o código e pegava o dinheiro na lotérica, sem filas", diz Nelci.
O ajudante geral Jakson Ferreira de Matos, 27 anos, foi até a agência de São Mateus resolver falhas no Caixa Tem. "Não consigo fazer nada no aplicativo. Vim tentar pegar a última parcela do auxílio emergencial", contou.
A Caixa afirma que, além do aplicativo Caixa Tem, é possível consultar informações nos terminais de autoatendimento, nas lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui, nas agências da Caixa e pelo telefone 111.
Quem recebia o Bolsa Família passa a ter o Auxílio Brasil automaticamente, segundo o Ministério da Cidadania. Além da renda básica, é possível que cada família receba benefícios complementares, que variam entre R$ 100 e R$ 200. O Auxílio Brasil pagará até seis benefícios complementares.
De acordo com a Caixa, os cartões e as senhas utilizados para saque do Bolsa Família continuarão válidos e poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil. Os beneficiários com conta-poupança digital irão receber diretamente pelo Caixa Tem.
Assistência social no Rio
A busca por informações sobre o Auxílio Brasil fez disparar a procura por atendimento em pontos de assistência social na cidade do Rio de Janeiro. Em períodos considerados normais, cada um desses pontos atendia, em média, 70 pessoas por dia. Em razão das dúvidas sobre o novo programa social, o número subiu para 200 pessoas por dia, indica a Secretaria Municipal de Assistência Social.
O Rio conta com 47 unidades do Cras (Centro de Referência da Assistência Social). A prefeitura atribui o aumento na demanda à falta de informações, por parte do governo federal, sobre o Auxílio Brasil. "A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está fazendo um esforço extraordinário para atender os cidadãos do Rio que não receberam informações do governo federal sobre o fim do Bolsa Família. As pessoas estão angustiadas e com razão", disse a secretaria em nota.
Pela estimativa divulgada pela prefeitura, 2,5 milhões de moradores do Rio dependem de programas de transferência de renda para sobreviver. Até outubro, 303.654 famílias tinham direito ao Bolsa Família, mas 156.629 (51,6%) estavam com dados desatualizados, diz a administração municipal.
Para ser candidato ao Auxílio Brasil, a família deve estar inscrita no CadÚnico (Cadastro Único) e com as informações atualizadas. O cadastramento não é feito pela internet. É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único do município para se inscrever. Normalmente o cadastro é feito nas prefeituras, no Cras, ou em um posto de atendimento do Cadastro Único e do programa Bolsa Família.
Salvador atende com hora marcada
Em Salvador, alta na demanda por atendimentos fez com que a prefeitura adotasse o sistema de hora marcada, para evitar filas e aglomeração nos postos de atendimento.
A prefeitura informou que, desde o último final de semana, quando foi alterado o sistema de marcação, foram feitos mais de 7.200 agendamentos. Funcionários da prefeitura estão auxiliando os assistidos no processo de cadastramento.
O agendamento pode ser feito no aplicativo Fala Cidadão, o site Hora Marcada e por meio o WhatsApp.
Mesmo com a mudança do atendimento para hora marcada, foram registradas nos últimos dias aglomerações de pessoas que não conseguiram se cadastrar ou que foram aventurar um atendimento mesmo sem ter agendado.
A prefeitura informou que houve aglomeração apenas na unidade do Comércio. Nos demais postos, o atendimento segue com fluidez e sem filas.
Além de Salvador, também foram registradas filas em postos de atendimento no Recife e em Manaus. Na capital pernambucana, houve filas nas agências da Caixa Econômica Federal e em Centros de Referência da Assistência Social.
Caixa indica canais de atendimento
Em nota, a Caixa Econômica reforçou que quem recebe o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem não precisa ir às agências, pois essas famílias "receberão o Auxílio Brasil na mesma modalidade de pagamento e poderão continuar movimentando seu benefício pelo aplicativo".
"O banco esclarece também que os cartões e senhas utilizados para saque do Bolsa Família continuarão válidos e podem ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil nos caixas eletrônicos do banco, unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui", diz o texto.
Segundo a Caixa, "Parte significativa de pessoas nas filas do banco hoje busca informações sobre o novo benefício". Com isso, a orientação é utilizar os canais de atendimento disponíveis:
- Atendimento CAIXA ao Cidadão, no telefone 111, de forma gratuita;
- www.caixa.gov.br/auxiliobrasil;
- aplicativo Auxílio Brasil, que substitui o aplicativo Bolsa Família;
- aplicativo Caixa Tem.
Auxílio Brasil | Veja o calendário de pagamentos
Final do NIS | Novembro | Dezembro |
1 | 17/nov | 10/dez |
2 | 18/nov | 13/dez |
3 | 19/nov | 14/dez |
4 | 22/nov | 15/dez |
5 | 23/nov | 16/dez |
6 | 24/nov | 17/dez |
7 | 25/nov | 20/dez |
8 | 26/nov | 21/dez |
9 | 29/nov | 22/dez |
0 | 30/nov | 23/dez |
Como receber no novo benefício
- Famílias em condição de extrema pobreza (renda mensal de até R$ 100 por pessoa)
- Famílias em condição de pobreza (renda mensal até R$ 200 por pessoa, segundo o padrão atual do governo) com gestantes ou pessoas com idade até 21 anos
É PRECISO ESTAR CADASTRADO NO CADÚNICO E COM AS INFORMAÇÕES ATUALIZADAS
- O cadastro é feito normalmente nas prefeituras, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), ou em um posto de atendimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família
Apresente, pelo menos, um documento para cada pessoa da família, dentre os seguintes:
- Certidão de nascimento
- Certidão de casamento
- CPF
- RG
- Carteira de trabalho
- Título de eleitor
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), se a pessoa for indígena
Fonte: Ministério da Cidadania