Banco não devolve valor cobrado indevidamente
Santander reconheceu que compra não foi feita, mas não estorna uma parcela
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O aposentado Flavio Augusto Bonsch Lodeiro, 75 anos, morador de Santana de Parnaíba (Grande SP), conta que está com problemas com a fatura do Santander. Segundo o leitor, foram identificadas compras que não foram feitas por ele e, agora, há dificuldades em conseguir o estorno.
De acordo com o aposentado, a compra foi feita em um site chamado Vamos Parcelar, em 11 parcelas de R$ 1.372,73, somando R$ 15.100,03. "Meu cartão nunca foi desbloqueado para compra virtual. Nunca realizei este tipo de compra na vida", diz à reportagem.
O leitor afirma que o banco reconheceu o erro, mas em vez de estornarem o total, deram um crédito. Mas uma parcela de R$ 1.372,79 foi descontada na fatura de abril, alegando débito em transação pós-análise.
"Como reconhecem o erro do valor total e descontam uma parcela?", questiona o aposentado. Ele ligou diversas vezes no setor de cartões da instituição financeira, anotando vários protocolos de atendimento.
"Fui orientado a aguardar, pois tudo seria amortizado mensalmente. Quando vi que não o fariam, fui até a agência em Barueri e falei com a gerente, que, não entendendo o desconto, abriu notificação", afirma.
Ele conta que foi até o local mais duas vezes, quando foi informado que a notificação foi rejeitada. O leitor fechou a conta no banco em setembro e pagou a fatura integral do cartão.
"Não me devolveram os R$ 1.372,79 e não me dão satisfação. Eu, com 75 anos, aposentado, duas próteses no joelho, andando com dificuldade e marcapasso. Exijo respeito e a devolução."
Cliente não recebeu o dinheiro
O Santander informa que está acompanhando a regularização do crédito na fatura diretamente com o cliente.
A instituição financeira diz ainda que aguarda a sinalização da bandeira do cartão para regularização do saldo.
O leitor afirma que o banco entrou em contato, mas que o caso não foi resolvido. O aposentado diz que até tentou contato depois de receber a primeira ligação, mas afirma que o telefonema caiu.