Jeep Compass e Chevrolet Equinox fazem duelo entre SUVs médios
Utilitários disputam segmento que vai esquentar no ano que vem com a chegada do VW Taos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Depois que os utilitários esportivos compactos dominaram boa parte do mercado, o segmento acima deles promete esquentar no ano que vem.
Hoje ele é dominado pelo Jeep Compass, que só neste ano já vendeu mais de 33 mil unidades. Outra opção na mesma faixa de preço é o Chevrolet Equinox que, importado e mais caro, conseguiu apenas pouco mais de 4.000 vendas até setembro.
O Jeep tem versões a partir de R$ 128.790, mas o Agora testou a versão Longitude, de R$ 142.490 para encarar o Equinox, que começa em R$ 139.490.
O Compass feito em Pernambuco tem motor 2.0 flex de até 166 cv de potência acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. Tem um bom desempenho, mas a concepção mais antiga cobra no consumo na faixa dos 7 km/l com etanol no tanque.
O Equinox mexicano é mais moderno. Usa um 1.5 turbinado de 172 cv de potência e roda somente com gasolina, o que favorece o gasto de combustível com média de 11 km/l durante o teste da reportagem.
Além disso, o SUV da GM anda melhor que o rival, tem bom acerto de suspensão e é mais silencioso.
O porte dá vantagem ao Chevrolet. Com distância entre-eixos 9 cm maior, o banco traseiro do Equinox recebe melhor três adultos. O porta-malas dele tem 468 litros contra os 410 do Jeep.
A resposta do Compass é no acabamento caprichado e no fato de ter produção local, que pode baratear a manutenção e perder menos valor na revenda.
Ambos trazer seis airbags, controles de tração e estabilidade, central multimídia com sistemas Android Auto e Apple Carplay, entre outros equipamentos.
Mas, nos dois casos, talvez valha a pena esperar. O Jeep deve ganhar novo motor turbo e o Equinox terá um facelift em breve. Também são esperados novos concorrentes nacionais para a categoria.