Maior, mais moderna, com quatro portas e lugar para cinco pessoas: a receita da nova geração da Fiat Strada deu certo e o modelo foi o mais vendido do Brasil no mês passado.
O sucesso nas lojas repete o que a marca já tinha conseguindo, dentro da proporção de cada categoria, com a Toro, que também segue essa fórmula. E, agora, as duas estão mais próximas do que nunca.
A versão topo de linha da Strada, a Volcano, custa R$ 82.290. A diferença para os R$ 100.990 pedidos pela Toro mais simples pode pesar no bolso, mas também pode ser uma pulga atrás da orelha na hora de fechar negócio.
A favor da Strada está o pacote de equipamentos. Por esse preço traz um desenho mais atual --embora as duas sejam bem parecidas--, airbags laterais, central multimídia com câmera de ré, faróis de neblina, rodas de liga leve, entre outros detalhes.
O motor 1.3 de 109 cv obviamente não tem o mesmo desempenho do 1.8 de 139 cv da Toro, mas vale lembrar que a Strada é mais leve e menor.
Aí entra a vantagem da Toro nessa disputa. O porte médio da picape oferece mais espaço na caçamba e na cabine, principalmente para o banco traseiro. Cinco pessoas viajam com mais conforto do que na novata.
Intermediária entre uma picape compacta e uma média, a Toro tem melhor dirigibilidade. O câmbio manual de cinco marchas tem engates mais precisos e pode ser trocado por um automático de seis velocidades, mas o preço sobe para R$ 108.990.
Central multimídia, rodas de liga leve e outros equipamentos são vendidos à parte, distanciando demais. A versão Endurance completa com transmissão manual custa R$ 108.990, facilitando a decisão pela Strada, vendida somente com transmissão manual e sem oferta de opcionais.
As duas, de série, já trazem ar-condicionado, direção elétrica e controles de tração e estabilidade.
Mudanças a vista
A Fiat já testa novos motores para a Toro. O atual 1.8, já veterano, deve se aposentar e dar lugar para um 1.3 turbinado mais potente e econômico. Outros modelos da marca também deve receber este propulsor, como os Fiat Argo e Cronos e os Jeep Renegade e Compass.
A Strada também terá mudanças. O esperado é que surja uma opção automática com câmbio do tipo CVT acoplado ao motor 1.3. Argo e Cronos também terão essa transmissão, já que a Easytronic automatizada não é mais oferecida.
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