Ford Maverick volta após 42 anos, mas agora como picape
Nome volta a ser usado pela marca em utilitário que virá para o Brasil ainda neste ano
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Você se lembra do Ford Maverick que foi fabricado no Brasil entre 1973 e 1979 como tentativa da marca de brigar com o Chevrolet Opala? Pois ele vai voltar ao nosso mercado. O nome, pelo menos.
Dessa vez é a Maverick é uma picape compacta feita sobre carroceria monobloco aos moldes da Fiat Toro. Ela foi mostrada pela primeira vez nos Estados Unidos e utiliza a mesma base do Ford Bronco, que já é vendido aqui. Os dois são fabricados no México, o que facilita a importação.
Nos Estados Unidos, os preços começam em US$ 19.995 (R$ 101.048) e será oferecida em três versões de acabamento e equipamentos. A mecânica é híbrida associando um motor a gasolina 2.5 com um elétrico. A combinação gera até 193 cv de potência.
Como opção existe o 2.0 turbo somente a gasolina de 253 cv com transmissão automática de oito marchas. Esta deverá ser a escolha a ser importada pela Ford do Brasil. A previsão é que a Maverick desembarque por aqui ainda neste ano.
Visual inspirado na 'irmã maior'
A Maverick não esconde a inspiração na F-150, picape grande que é o veículo mais vendido dos Estados Unidos. A grade imponente invade os faróis de LED. Na traseira, o nome vem gravado na própria lataria da tampa da caçamba.
A área de carga tem 1,37 m de comprimento e, ainda, oferece uma tomada de 110 volts, também disponível na cabine. A picape mede 5,07 metros de comprimento (13 cm a mais que a Toro), 1,84 m de largura (a mesma da rival), 1,74 m de altura (também) e tem um entre-eixos de 3,07 m (8 cm maior que a Fiat).
Por dentro, a Maverick possui uma central multimídia com tela de oito polegadas com Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, traz de série roteador wifi para até dez dispositivos. Um diferencial é o baú escondido abaixo do banco traseiro, ideal para levar pequenas compras que não podem ficar soltas na caçamba.