Dispara o número de falhas graves nas linhas do Metrô

Sistema somou mais de 50 horas de paralisação neste ano

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Leonardo Zvarick e William Cardoso
São Paulo

O Metrô de São Paulo, sob gestão João Doria (PSDB), registrou crescimento de 117% no número de falhas notáveis no primeiro bimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. São incidentes que podem causar paralisação ou redução na velocidade dos trens, impactando diretamente os usuários. Foram ao todo 37 falhas (levando em conta as linhas 4-amarela e 5-lilás, concedidas à iniciativa privada) ante 17 em 2018, uma média de duas a cada três dias.

Durante janeiro e fevereiro, a linha 15-prata do monotrilho foi a que teve o maior número de problemas graves. Segundo dados do Metrô, obtidos por Lei de Acesso à Informação, foram 14 falhas notáveis, uma média de uma a cada quatro dias. Metade dos transtornos foi provocada por falhas no sistema elétrico. 

Para solucionar esses problemas, levou-se em média 2 horas e 32 minutos. A interrupção mais longa ocorreu no dia 17 de janeiro, quando um problema em um equipamento fixo de via deixou a estação Vila Prudente do monotrilho fora da operação comercial por 19 horas e 30 minutos, das 4h40 até a 0h10.

“As muitas falhas no monotrilho têm todas a ver com a implantação precipitada do sistema”, avalia o coordenador geral do Sindicato dos Metroviários de São Paulo Raimundo Cordeiro, lembrando do acidente ocorrido em janeiro, quando dois trens se chocaram próximo à estação Sapopemba.

Também chama a atenção o número de problemas na recém-ampliada linha 5-lilás, sob concessão da ViaMobilidade desde agosto de 2018. Foram oito falhas, e metade delas surgiu nos próprios trens. No primeiro bimestre do ano passado, quando a linha ainda era operada pelo Metrô, foram quatro incidentes.

Como comparação, no primeiro bimestre de 2018, o problema mais grave, uma falha no sistema de controle, ocorrido na linha 5-lilás (na época, ainda de responsabilidade da STM), foi resolvido em 3 horas e 41 minutos.

Para Cordeiro, a inauguração “a toque de caixa” de algumas estações da linha deixou em segundo plano critérios técnicos para atender calendário eleitoral. Em março, a linha foi concedida à iniciativa privada. O Grupo CCR, vencedor do leilão, já administra as linhas 4-amarela e 5-lilás, do metrô, e a futura linha 17-ouro, do monotrilho.

Entre as linhas sob administração direta da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, além do aumento na quantidade de falhas também cresceu o tempo médio para que fossem dadas como resolvidas pelo Metrô.

Nos dois primeiros meses de 2018 foram 13 casos, resolvidos em 39 minutos cada, na média. Já neste ano foram 25 casos, que levaram 2 horas e 17 minutos para serem solucionados pela companhia. Ao todo, as linhas operadas pelo Metrô ficaram 57 horas _ou quase dois dias e meio_ paradas em decorrência das falhas.

A interrupção mais longa no sistema de metrô ocorreu na linha 15-prata, o monotrilho da zona leste, no dia 17 de janeiro. Um problema em um equipamento fixo de via deixou a Vila Prudente fora da operação comercial por 19 horas e 30 minutos, das 4h40 até a 0h10.

Resposta

O Metrô de São Paulo, sob gestão João Doria (PSDB), afirmou por meio de nota que o aumento no primeiro bimestre de 2019 “era esperado e se deveu à implantação de quatro novas estações na linha 15-prata e a implementação desta em período integral”. O texto diz ainda que “o Metrô realiza manutenções programadas e para correção de falhas diariamente”.

A concessionária ViaQuatro, responsável pela operação da linha 4-amarela, disse que “as falhas decorrem da implementação de três novas estações no ano passado _a atualização dos sistemas leva cerca de seis meses.

Em relação à linha 5-lilás, a ViaMobilidade afirmou, por meio de nota, que “as intercorrências na operação estão relacionadas ao estágio de expansão da linha com a inclusão de novos trechos, e seguem o processo natural de maturação da operação”.

Falhas nos trens

Linha 15-prata
50 horas e 42 minutos parada
Centro de controle
Falha no sistema de controle em 10 de janeiro - 2 horas de 27 minutos

Vila União
Falha no sistema elétrico em 3 de janeiro - 35 minutos
Falha em equipamentos fixos da via em 10 de janeiro - 29 minutos
Falha em equipamentos fixos da via em 11 de janeiro - 1 hora e três minutos
Falha no sistema elétrico em 28 de janeiro - 8 horas e 22 minutos
Falha no sistema elétrico em 29 de janeiro - 3 horas e 30 minutos

Camilo Haddad
Falha no sistema elétrico em 8 de janeiro - 42 minutos
Falha no sistema elétrico em 11 de janeiro - 1 hora e 24 minutos
Falha no sistema elétrico em 25 de janeiro - 38 minutos

Vila Prudente
Falha em equipamentos fixos da via em 17 de janeiro - 19 horas e 30 minutos
Falha em trem em 20 de janeiro - 24 minutos

Vila Tolstói
Falha no sistema elétrico em 4 de fevereiro - 2 horas de 37 minutos

Oratório
Falha em equipamentos fixos da via em 5 de fevereiro - 2 horas e 22 minutos
Falha em equipamentos fixos da via em 11 de fevereiro - 6 horas e 39 minutos

Linha 1-azul
2 horas e 44 minutos parada
Tucuruvi
Falha em equipamentos fixos da via em 7 de janeiro - 1 hora e 8 minutos
Falha em equipamentos fixos da via em 24 de fevereiro - 15 minutos

Luz
Falha em trem em 30 de janeiro - 14 minutos


Falha em trem em 1º de fevereiro - 36 minutos

Portuguesa-Tietê
Falha em trem em 8 de fevereiro - 31 minutos

Linha 2-verde
2 horas e 13 minutos parada
Clínicas
Falha em equipamentos fixos da via em 18 de janeiro - 59 minutos

Vila Madalena
Falha em equipamentos fixos da via em 15 de fevereiro - 14 minutos

Vila Prudente
Falha no sistema elétrico em 20 de fevereiro - 1 hora

Linha 3-vermelha
1 hora e 26 minutos parada
Palmeiras-Barra Funda
Falha em equipamentos fixos da via em 27 de janeiro - 31 minutos
Falha em equipamentos fixos da via em 1º de fevereiro - 44 minutos

República
Falha em trem em 4 de fevereiro - 11 minutos

Linha 4-amarela*
Total - falha nos servidores em 22 de janeiro
Faria Lima - falha no sistema de alimentação elétrica em 8 de janeiro
Higienópolis - descarrilhamento de veículo em 23 de janeiro
República - falha mecânica em 19 de fevereiro

Linha 5-lilás*
Eucaliptos - falha em trem em 6 de janeiro
Borba Gato - falha em trem em 10 de janeiro
Adolfo Pinheiro - usuário na via em 11 de janeiro
Borba Gato - falha em trem em 14 de janeiro
Campo Limpo - defeito elétrico em 19 de janeiro
Guido Caloi - falha no sistema elétrico em 20 de janeiro
Brooklyn - falha em trem em 26 de janeiro
Vila das Belezas/Largo 13 - falha no sistema de alimentação elétrica em 19 de fevereiro

* as concessionárias ViaQuatro (linha 4-amarela) e ViaMobilidade (linha 5-lilás) não informaram o tempo de paralisação
 

Notícias relacionadas