Parque do Carmo, em São Paulo, tem banheiro quebrado e falta de pessoal
Às vésperas da Festa das Cerejeiras, sanitários estão às escuras e interditados em vários pontos
Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
Às vésperas da Festa das Cerejeiras, os frequentadores do parque do Carmo, em Itaquera (zona leste), sofrem com falta de funcionários na área da limpeza, churrasqueiras destruídas e banheiros quebrados e às escuras.
A reportagem encontrou sanitários interditados em ao menos três banheiros do parque. "O nosso prefeito está gastando na reforma do Anhangabaú e aqui no Carmo, no [parque] Raul Seixas e nas pracinhas perto de casa está tudo abandonado", afirma o vigilante Ademir Pinheiro, 45 anos. "Não adianta chegar ao banheiro e não ter luz", diz.
Sob gestão de Bruno Covas (PSDB), a prefeitura investe R$ 80 milhões na revitalização do Vale do Anhangabaú (centro) e promete ceder a manutenção do espaço à iniciativa privada.
Os banheiros quebrados e sem energia elétrica no parque do Carmo também incomodaram uma família que foi até o local durante uma celebração da igreja Bola de Neve nesta terça-feira (9). "Além da escuridão, só dois banheiros estavam funcionando", disse a confeiteira Cássia Santos, 29.
O encarregado de produção Nelson Carvalho, 50, foi obrigado a usar a churrasqueira que levou de casa, porque as de alvenaria, do parque, estavam imprestáveis. "Sabia que muitas estavam quebradas e por isso resolvi me prevenir."
Funcionários contaram à reportagem que parte da equipe de limpeza foi demitida pela empresa responsável. Segundo eles, o contrato está no fim, não será renovado e a terceirizada já começou a demitir.
Por esse motivo, o parque poderá ter nesta quarta (10) menos da metade do pessoal que, normalmente, estaria empenhado na limpeza, segundo funcionários. O serviço está concentrado nos banheiros e, eventualmente, trabalhadores desses locais são deslocados também para o gramado.
Resposta
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente afirma que alguns banheiros do Parque do Carmo, em Itaquera (zona leste), foram reformados e que outros ainda passam por manutenção. Também diz desconhecer qualquer alteração nas equipes que prestam serviços no local, já que o contrato com a empresa terceirizada está vigente.
A secretaria diz ainda que foi realizada intervenção na cabine primária de energia, e que testes são realizados pela empresa contratada em postes e conexões da rede elétrica. "As fortes chuvas recentes, entretanto, provocaram queda de árvores, danificando parte dessa rede e deixando alguns pontos sem luz. Uma equipe técnica já está avaliando os danos", afirma, em nota.