Campanha contra o sarampo será retomada nesta segunda
Postos do estado vacinam nesta 2ª pessoas de 20 a 29 anos de idade
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A segunda fase da campanha contra sarampo começa nesta segunda-feira (18) e vai até 30 de novembro no estado de São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, sob a gestão João Doria (PSDB), o foco está em pessoas de 20 a 29 anos de idade.
As autoridades de saúde do estado recomendam que os cidadãos dessa faixa etária procurem as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para verificar se a caderneta de vacinação está em dia e fazer a atualização.
Segundo a secretaria, é necessário que as pessoas entre 20 e 29 anos tenham tomado duas doses da vacina tríplice viral, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas, para estarem imunizadas contra a doença.
A tríplice viral protege a pessoa contra sarampo, além da caxumba e rubéola.
Caso o adulto jovem tenha recebido apenas a primeira dose da tríplice viral ao longo da sua vida, ele deverá tomar agora a segunda dose durante a campanha realizada pelo governo estadual.
Segundo a secretaria, é importante que se leve a caderneta de vacinação para que o profissional de saúde atualize a situação.
Cobertura
Na capital, a cobertura vacinal contra o sarampo foi de 97,06% (primeira dose) e 44% (segunda dose) no ano passado.
Segundo as autoridades de saúde, como efeito da intensificação de campanhas, a cobertura superou o estimado para a primeira dose (aos 12 meses de idade), chegando a 102,3%. Já para a segunda dose (aos 15 meses), a cobertura foi a 86%.
O último balanço divulgado pela secretaria mostra que, até 11 de novembro, houve 6.510 casos confirmados de sarampo na capital, com cinco mortes em decorrência da doença. (WC)