Pressão baixa exige cuidados com a hidratação, principalmente dos idosos
Sensação de sede diminui com o envelhecimento e é preciso estar atento para evitar desmaios
Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
Quando o termômetro sobe, a pressão cai. Isso acontece com muita frequência principalmente na vida de idosos, os mais afetados com a variação da pressão arterial em dias de calor intenso. Para evitar tonturas, mal-estar e até desmaios, a receita é simples: beba água.
Segundo o geriatra do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo Natan Chehter, a tensão que o sangue exerce sobre as artérias diminui com o calor. "Quando o corpo está sob regime de calor, ou seja, precisa resfriar, ele começa a fazer a vasodilatação. Ele abre mais os vasos que estão nas extremidades, na tentativa de evitar que fique superaquecido", explica.
Segundo Chehter, isso acontece em indivíduos que não conseguem regular a distribuição de sangue de forma muito eficaz.
A geriatra Luciana Paganini, do AME Idoso Oeste, da Secretaria Municipal da Saúde, explica os motivos de idosos serem mais afetados pela pressão baixa. "Com o envelhecimento, a sensação de sede diminui. Portanto, é importante não esperar a sede. Tente tomar água ou sucos, principalmente quando quando a urina estiver concentrada", afirma.
Embora essa variação da pressão seja comum em dias quentes, a geriatra faz também um alerta. "A pressão baixa pode ser sinal de algumas doenças. Sempre converse com seu médico para checar a causa."
Segundo Luciana, é importante que parentes ou pessoas que convivem com idosos tomem alguns cuidados. "Há maior chance de quedas, fraturas ou traumatismos cranianos", afirma. "[Deve ajudar] Estimulando a hidratação e ajudando no uso de meias elásticas, caso sejam indicadas. Saber o que fazer nas crises e levar ao hospital se necessário", afirma.
A médica da Secretaria Municipal da Saúde conta ainda que alguns alimentos podem ajudar quem sofre de pressão baixa, como chás, iogurtes e água de coco. A geriatra, porém, desmente um mito relacionado ao tema. "O sal tem sódio e ele é associado à hipertensão, porém ele demora para subir a pressão e não ajuda nas crises", afirma.
Até mesmo quem tem pressão alta pode sofrer com variações inesperadas durante os dias mais quentes. Entretanto, em hipótese alguma a pessoa deve mudar a frequência ou a quantidade do remédio por conta própria sem consultar um médico.
"A variação da pressão pode ocorrer, pois a dose do medicamento não está certa, ou pelo fato de o paciente tomar muitos medicamentos", afirma a geriatra Luciana Paganini. "Ou ainda, se o paciente não tomar os medicamentos todos os dias, mas somente quando a pressão está mais alta, isso faz com que a pressão arterial varie com mais facilidade", diz.
Segundo Luciana, caso a pessoa se sinta mal, é importante tomar algumas atitudes preventivas, evitando outros danos. "Deitar o mais rápido possível, mesmo no chão. Elevar as pernas para o sangue chegar o mais rápido ao cérebro e melhorar a oxigenação", diz. Também evitar levantar-se rapidamente. A geriatra alerta ainda que a pessoa deve chamar um serviço de emergência, caso não volte ao normal.
Pressão baixa - saiba mais
- Quando o corpo está sofrendo os efeitos do calor, ocorre a vasodilatação na tentativa de resfriá-lo. Isso acontece principalmente em idosos, que são pessoas que não conseguem regular a distribuição de sangue de forma eficaz.
OUTRAS CAUSAS
1
Desidratação
2
Uso de medicamentos
Quem tem pressão alta e toma medicação
- - Variação pode ser maior, porque os remédios já ajudam a baixar a pressão
- - Não deve fazer qualquer tipo de mudança nos medicamentos
- - A solução está em se hidratar ainda mais durante os dias quentes
3
Sangramento
4
Varizes
QUAIS OS SINTOMAS
- Dor de cabeça
- Tonturas
- Mal estar
- Fraqueza
- Sono exagerado ao longo do dia
- Desmaio
- Coração acelerado
- Suor frio
- Visão embaçada
O QUE FAZER CASO SE SINTA MAL
Deite
- Eleve as pernas, fazendo o sangue retornar
...Caso não seja possível
- Sente
- Apoie as pernas de maneira elevada
...Na primeira oportunidade
- Beba água
IDOSOS
- - Costumam não sentir tanta sede e, em dias muito quentes, isso pode trazer ainda mais prejuízo
- - Também tomam remédios para hipotensão postural e diuréticos, que podem aumentar os sintomas
BEBA
A forma mais eficiente de conseguir manter a pressão estável durante os dias quentes é ingerir líquidos como água, água de coco, sucos e até refrigerantes, em último caso
NÃO ESPERE SENTIR SEDE!
DICAS PARA DIAS QUENTES
Além de beber água...
- - Mantenha as refeições no horário
- - Tome café da manhã com frutas
- - Tome um cafezinho após as refeições
MITO
- Sal ou comida salgada na boca pode ajudar durante a crise? Não há nada que comprove isso
ATENÇÃO!
Não há como prevenir a pressão baixa ao longo da vida, embora seja importante praticar esportes para melhorar a capacidade do corpo em compensar a oxigenação
Fontes: Natan Chehter, geriatra pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Luciana Paganini, geriatra do AME Idoso Oeste, gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina)