Com atraso de sete anos, linha verde do metrô de SP será ampliada
As oito novas estações que serão construídas deverão ser entregues em 2026, segundo governo
Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
Prometida para ser entregue em 2013, a ampliação da linha 2-verde do metrô começará em 2020, sete anos depois da data na qual deveria ter sido concluída. O governador João Doria (PSDB) anunciou a medida nesta sexta-feira (17).
A previsão é que sejam construídas oito estações e que a linha chegue até a Penha, zona leste, em 2026.
Caso o atual prazo proposto pelo governo estadual de São Paulo seja cumprido, a obra ficará pronta 13 anos após a promessa anterior. Todas as novas estações ficam na zona leste: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha.
A extensão até Guarulhos, que também fazia parte da promessa anterior, ainda não tem data para ser iniciada. A administração estadual afirma que "o Metrô trabalha nas desapropriações do trecho Penha-Guarulhos para poder iniciar os projetos executivos que antecedem as obras. Após elaboração do projeto executivo é possível definir o cronograma de início".
Este novo projeto contempla cerca de 6 km e cinco estações: Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra.
Em maio de 2019, reportagem do Agora mostrou que o estado de São Paulo tinha 219 obras de grande porte paralisadas. Entre elas estavam áreas de expansão da linha 2, com diversas desapropriações e demolições de casas já realizadas.
"Pelo menos umas 30 casas foram demolidas e os moradores tiveram de ir embora. E a área está vazia, sem nenhuma movimentação", disse na época o comerciante Nardélio Rodrigues, 35 anos, que mora em frente ao terreno onde deverá ser a estação Água Rasa.
Segundo o governo, serão investidos R$ 6 bilhões para a ampliação da linha 2-verde do metrô. Também está incluso neste valor a aquisição de 22 novos trens.
Atualmente, a linha 2-verde liga as estações Vila Madalena (zona oeste) e Vila Prudente (zona leste). A previsão é que o novo trecho atenda 300 mil pessoas.
CPTM chega a Varginha no ano de 2022
O Governo de São Paulo anunciou também a continuidade das obras da estação Varginha, linha 9-esmeralda da CPTM. A promessa é que ela fique pronta no primeiro semestre de 2022. Segundo a administração estadual, foram liberados mais de R$ 87 milhões do governo federal. A obra, quando concluída, permitirá ligação até a estação Osasco da CPTM.
Segundo Doria, a linha será concluída em etapas. E as estações entrarão em funcionamento, uma a uma, quando ficarem prontas. A previsão é que mais 100 mil pessoas sejam atendidas.
Sobre outras da CPTM, o governo afirma que "a extensão entre Grajaú e Mendes está em estágio avançado" e que "com esta autorização, o início de obras entre as estações Mendes, Vila Natal e a estação Varginha, concretizaremos a extensão da linha 9-esmeralda".