Cidades do ABC retomam vacinação contra a gripe
A região recebeu 133.400 novas unidas para realizar a imunização de idosos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A campanha contra a gripe foi retomada, nesta ququarta-feira (25), no ABC. As doses estavam em falta na região após a grande procura que ocorreu no início da vacinação, na última segunda-feira (23). As prefeituras receberam 133.400 novas unidas.
Segundo as administrações municipais, as doses foram distribuídas para Santo André (42,5 mil), São Bernardo do Campo (37,5 mil, São Caetano do Sul (15 mil), Diadema (14 mil), Mauá (17 mil), Ribeirão Pires (5,7 mil) e Rio Grande da Serra (1,7 mil).
Na segunda-feira, os prefeitos das cidades, que ficam na Grande São Paulo, discutiram em uma vide-conferência, a insuficiência de entrega de vacinas contra a gripe. As doses são fornecidas para os municípios pelos governos federal e estadual.
De acordo com nota divulgada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, "apesar do novo lote recebido, a estimativa dos municípios é de que ainda faltem 192.176 doses para atender toda a população idosa da região".
A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada em todo o território nacional como forma de combate a pandemia de coronavírus. Os idosos e as pessoas que enfrentam alguns problemas de sáude (questões respiratórias, cardiácas e imunidade baixa, por exemplo) são o maior grupo de risco, tanto da gripe como do coronavírus. Se previnir contra a gripe, neste casso, pode evitar algumas complicações além das provocadas pelo novo vírus.
A campanha de vacinação contra a gripe havia sido suspensa, nesta terça-feira (24), nas sete cidades do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).
A decisão, tomada em conjunto pelas prefeituras da região, foi adotada porque as doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde se esgotaram no primeiro dia. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC afirma que a região recebeu 107 mil doses.
Outras cidades
Pelo menos 25 das 39 cidades da Grande São Paulo informaram publicamente que ocorreu falta de vacinas. Além do ABC, a situação foi relatada por: Suzano, Itaquaquecetuba, Poá, Arujá, Biritiba Mirim, Itapevi, Mairiporã, Caieiras, Santana de Parnaíba, Jandira, Guarulhos, Osasco, Mogi das Cruzes, Guararema, Francisco Morato, Franco da Rocha, Santa Isabel e Salesópolis.
Na capital, houve registro de desabastecimento em alguns postos na segunda-feira. Houve unidades em que novas doses chegaram no mesmo dia, de modo que não foi necessário interromper o serviço.