Descrição de chapéu Zona Leste

Centenas de consumidores fazem fila à espera da abertura de shopping em SP

Mais de 200 pessoas aguardavam para entrar no centro de compras na zona leste, uma hora antes de ele abrir as portas

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São Paulo

Uma fila com mais de 200 pessoas se formou em frente ao shopping center Metrô Tatuapé, na zona leste da capital paulista, no acesso pela estação do metrô, por volta das 15h desta quinta-feira (11).

Os consumidores aguardavam a volta do centro de compras, fechado desde março por causa da pandemia do novo coronavírus, uma hora antes de o local abrir as portas. Desde esta quinta, os shoppings da capital podem reabrir ao público, das 16h às 20h.

Fila para a reabertura Shopping Tatuapé, na zona leste, na tarde desta quinta-feira (11), quando os centros de compras tiveram autorização para voltar a funcionar na cidade de São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress

No caso dos shoppings populares, como os das regiões do Brás, o funcionamento é liberado das 6h às 10h. Para comércio de rua, a autorização para a abertura das portas é das 10h às 15h.

O shopping do Tatuapé permitiu o início da entrada ao público 15 minutos antes do horário marcado para evitar a aglomeração que se formava na porta.

Seguranças controlaram o acesso, liberando grupos entre 10 e 30 pessoas, que tiveram as temperaturas aferidas à distância, com três termômetros manipulados por funcionárias, e também por uma câmera que calcula a temperatura corporal. Este equipamento foi retirado do local antes das 18h.

Além de aferir a temperatura dos clientes, sachês com álcool em gel também eram oferecidos na entrada do shopping. Alguns banheiros do local também estavam fechados.

Outro shopping do bairro, o Boulevard Tatuapé, também atraiu consumidores na reabertura, mas em número menor que o outro centro de compras. Na entrada, além da aferição de temperatura, funcionários distribuíam sachês de álcool em gel, além de máscaras de proteção para quem precisasse.

Espera

Quase no fim da fila, já perto das catracas do metrô, a aposentada Irani Natália, 49 anos, aguardava na estação do metrô para entrar no shopping.

De máscara, mas distante a poucos centímetros das duas pessoas entre as quais estava, ela alegou ter ido ao shopping para pesquisar preços de calçados. “Não uso internet para isso e já que o shopping vai abrir, aproveitei a oportunidade”, disse.

Ela concordou com a reabertura não só dos shoppings, como do comércio em geral. “É um absurdo o governo não deixar as pessoas trabalharem”, afirmou, apesar das mais de 5 mil mortes confirmadas pela Covid-19 e pelas recomendações de distanciamento social.

A aposentada afirmou não temer ser infectada pelo novo coronavírus, argumentando que usa máscara, higieniza as mãos com álcool em gel e que manter distanciamento das pessoas “previne todos os demais.”

O cozinheiro Evaristo Francisco Santana, 63, estava mais à frente na mesma fila. Se destacando por se manter distanciamento de mais de um metro e meio, além de usar máscara e luvas de proteção, ele disse que iria a uma loja de departamentos acertar uma dívida.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de isso ser feito pela internet, ele acabou admitindo ter usado a reabertura do shopping como desculpa para sair um pouco de casa. “Está difícil ficar confinado”, afirmou.

Centenas de pessoas pensaram da mesma forma que Santana e circularam pelos corredores do shopping, sem nada comprar.

Com toda a família reunida, o auxiliar de escritório Iran de Barros Pessoa, 45, foi ao shopping para trocar o chip de seu celular. “A empresa [de telefonia] falou que isso só dava para fazer pessoalmente”, afirmou o homem, acompanhado da mulher, de 44 anos, e do filho e da filha, de 15 e 9 anos, respectivamente.

As lojas de empresas de telefonia foram as mais procuradas, gerando filas de espera do lado de fora, assim como no outro shopping do Tatuapé. O acesso aos comércios era controlado. Em uma dessas lojas, por exemplo, somente três pessoas eram atendidas de cada vez.

Críticas

A empresária Cristina Coghi, 54, tem um restaurante especializado em grelhados na área de alimentação do shopping da zona leste, que ainda não tem autorização para receber público, apenas para venda em pronta entrega.

Ela se disse contra a reabertura iniciada nesta quinta, apesar de ver as vendas diárias de cerca de 200 refeições, durante a semana, e aproximadamente 400 aos sábados e domingo, caírem para dez durante a quarentena. “Do ponto de vista humano, este não é o momento para flexibilizar a abertura do comércio. Confesso estar muito preocupada com o aumento de mortes que isso pode acarretar”, afirmou.

Resposta

A assessoria de imprensa de ambos os shoppings no Tatuapé afirmou seguir com rigor todas as medidas do protocolo de reabertura, aprovado pela Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB).

Foi acrescentado que a temperatura dos clientes é aferida por funcionários, como foi constatado pelo Agora. A retirada da câmera que mede a temperatura corporal das pessoas, antes das 18h na entrada de um dos shoppings, foi feita pois o equipamento estaria em fase de testes, acrescentou.

“Para os lojistas e funcionários foram distribuídas cartilhas informativas com todos os protocolos de segurança”, diz trecho de nota.

Sobre o controle de acesso de pessoas, que pode atingir somente 20% da capacidade dos shoppings, a assessoria afirmou que o monitoramento é feito, em tempo real, por câmeras e contadores de fluxo de pessoas dentro das lojas. O número de clientes que circulou em ambos shoppings, no entanto, não foi informado até a publicação desta reportagem.

Com relação a banheiros fechados, os empreendimentos afirmaram terem deixado em funcionamento o suficiente para atender a atual capacidade de público

O Complexo Tatuapé acrescentou que também manterá em funcionamento os serviços de drive-thru e vitrine virtual, como alternativa de compras sem a necessidade de acesso às instalações.

Principais regras para reabertura dos shoppings na cidade de São Paulo

  • Não promover evento de reabertura do shopping;

  • Não promover eventos nem atividades que possam atrair grande número de pessoas;

  • Monitorar a quantidade de pessoas presentes no shopping ou centro comercial, estabelecendo o distanciamento entre as pessoas;

  • Ter como princípio a redução da densidade ocupacional do shopping, limitando a 20% a ocupação habitual dos ambientes no caso da Cidade de São Paulo se encontrar na classificação laranja;

  • As lojas poderão funcionar, mas cinemas, entretenimento, atividades para crianças e similares permanecem fechados.

  • Ter como premissa o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas;

  • Orientar filas e demarcar o piso para que seja respeitado o distanciamento;

  • Caso se formem filas do lado de fora do estabelecimento, se responsabilizar pela organização da mesma, observando o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas;

  • Adotar medidas para evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas nas calçadas em frente aos estabelecimentos;

  • Exigir o uso de máscaras por todos os clientes e colaboradores;

  • Disponibilizar álcool em gel 70% para uso obrigatório na higienização das mãos.

Fonte: Diário Oficial da cidade de São Paulo

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