Descrição de chapéu Grande SP

CPTM inaugura nova estação Francisco Morato, na Grande SP

Abertura para os passageiros será nesta terça (1º)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inaugurou nesta segunda-feira (31) a nova Estação Francisco Morato (Grande SP), na linha 7-rubi.

A inauguração - que ocorreu por meio de um evento virtual - ocorre mais de dez anos após a primeira licitação que a CPTM lançou para promover as obras. Uma nova licitação foi feita em 2016, após a revisão do projeto original, e a previsão mais recente era de que os reparos fossem concluídos até dezembro deste ano.

Inauguração da estação Francisco Morato da linha 7-rubi da CPTM, na Grande SP - Divulgação

A abertura ao público será nesta terça (1º), em horário comercial. A nova estrutura, que fica ao lado do terminal de ônibus da cidade, tem 6 mil metros quadrados de área construída e reforço de acessibilidade, segundo a empresa de transportes ferroviários. Ao todo, são cinco escadas rolantes, três elevadores e dois acessos externos.

Segundo a companhia, um sistema de contenção de água da chuva também foi construído no local para evitar enchentes. A estação conta, ainda, com um espaço de acolhimento a mulheres vítimas de importunação e assédio sexual.

​De acordo com o site Metrô CPTM, "a nova infraestrutura recebeu a licença ambiental de operação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) na semana passada, um dos últimos passos necessários para que o empreendimento pudesse ser aberto após anos de espera".

A linha 7-rubi atende a cerca de 450 mil usuários por dia. Somente pela estação reformada - onde passageiros vindos do Brás (centro) fazem a troca de trem para seguir até Jundiaí (a 57 km de São Paulo) - devem passar cerca de 35 mil pessoas diariamente.

Notícias relacionadas