Descrição de chapéu Coronavírus

Aparecida evitará romarias e fará apenas celebrações virtuais em 12 de outubro

Iniciativa de santuário, que já reabriu ao público, visa evitar aglomeração de pessoas por causa da pandemia do novo coronavírus

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Santuário de Aparecida (180 km de SP) anunciou que as celebrações de 12 de outubro serão realizadas apenas virtualmente, para evitar aglomerações por causa do novo coronavírus. A medida ocorre embora o local já esteja aberto, recebendo visitantes.

Diante da expectativa de receber um número elevado de turistas na data, por causa da em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, o local decidiu por realizar os festejos apenas de forma online.

"Todas as celebrações da Novena e Festa da Padroeira do Brasil deste ano de 2020 não serão realizadas em seu formato tradicional. A programação foi alterada devido à pandemia do novo coronavírus e será realizada de forma virtual", afirma comunicado emitido pelo santuário.

As celebrações serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais do santuário e pelas emissoras de rádio e TV que compõem a Rede Aparecida de Comunicação .

Além das celebrações, outros eventos também sofreram alterações. Procissões externas, vigílias, carreata e passeio ciclístico foram cancelados. Apresentações musicais e artísticas também não estão previstas.

O santuário promete promover uma festa interativa para os fiéis católicos com a participação virtual dos devotos por meio de redes sociais. Quem estiver acompanhando poderá enviar fotografias que serão reproduzidas na tela durante a transmissão.

Não será permitido o livre acesso do público às cerimônias. Apenas pessoas que atuam em instituições diretamente ligadas à Arquidiocese de Aparecida e às obras sociais e de evangelização do Santuário Nacional poderão acompanhar os eventos presencialmente.

A Novena será realizada de 3 a 11 de outubro, às 15h e às 19h. Já no dia 12, as missas acontecem às 7h, 9h, 12h e 18h. O Santuário estará aberto à visitação das 5h às 17h, entre os dias 3 e 11.

O santuário, que estava fechado ao público desde março, quando foi implantada a quarentena no estado de São Paulo, voltou a receber fiéis, com missas presenciais, em 28 de julho. No último sábado (5) foram liberados restaurantes e pontos turísticos.

Anualmente o local recebe milhares de romeiros no dia 12 de outubro. No ano passado, apenas no período da manhã quase 150 mil pessoas passaram pelo local.

Notícias relacionadas