São Paulo tem cerca de 10 mil carros abandonados pelas ruas da cidade
Outros 4.500 veículos estão nos pátios da subprefeitura da capital paulista
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A capital paulista possui cerca de 10 mil veículos abandonados pelas ruas da cidade. Outros 4.500 veículos estão nos pátios das subprefeituras da cidade.
De janeiro a agosto de 2020, foram retiradas 1.137 unidades das ruas. O número supera o total registrado em 2018, com 1.100 veículos, e também em 2017, com 916, de acordo com dados da Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB).
Segundo prefeitura, no ano passado as apreensões chegaram a 2.540 unidades, um aumento de 131% em comparação com os 12 meses anteriores. "Isso ocorreu após a prefeitura contratar uma empresa para fazer as remoções, em maio de 2019. Até então, o estoque de solicitações de retirada de veículos abandonados estava em quase 31 mil", diz a prefeitura.
"A administração tem conseguido concluir mais solicitações de remoção do que recebe. De janeiro até 14 de setembro deste ano, foram recebidas cerca de 15 mil e concluídas mais de 21 mil. Vale ressaltar que na maior parte dos casos os veículos são retirados da rua por seus donos após notificação da prefeitura", diz a gestão.
A Secretaria Municipal das Subprefeituras fará leilões para esvaziar os pátios. Para organizar e realizar o serviço, contratou por meio de pregão eletrônico a empresa Sousa Gestão de Negócios Ltda, que fará o inventário e a legalização dos automóveis a serem leiloados.
Já foram realizados inventários nas subprefeituras da Vila Mariana, Perus, Pirituba-Jaraguá, São Mateus e Mooca. A avaliação identificou 159 veículos com documentação que têm condições de uso ou podem ter suas peças aproveitadas. Outras 964 unidades foram classificadas como carcaças, ou seja, sucata.
O pedido para remoção de um carro abandonado deve ser feito via SP 156. Recebida a demanda, um inspetor irá ao local realizar a verificação e a notificação. Após cinco dias úteis, é feita uma nova vistoria. Se não houve providências por parte do proprietário, o veículo é considerado abandonado, tornando-se passível de apreensão e recolhimento ao pátio.
Antes da remoção, porém, a subprefeitura tem que verificar em outros órgãos, como Polícia Militar, Polícia Civil e Detran, a identidade do proprietário e se o veículo não é fruto de algum crime.
A multa por abandono de veículo em via pública é de R$ 16.693,28. Para retirá-lo do pátio, o proprietário tem que arcar também com os custos de remoção e estadia.