São Paulo tem cerca de 10 mil carros abandonados pelas ruas da cidade

Outros 4.500 veículos estão nos pátios da subprefeitura da capital paulista

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A capital paulista possui cerca de 10 mil veículos abandonados pelas ruas da cidade. Outros 4.500 veículos estão nos pátios das subprefeituras da cidade.

De janeiro a agosto de 2020, foram retiradas 1.137 unidades das ruas. O número supera o total registrado em 2018, com 1.100 veículos, e também em 2017, com 916, de acordo com dados da Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB).

Segundo prefeitura, no ano passado as apreensões chegaram a 2.540 unidades, um aumento de 131% em comparação com os 12 meses anteriores. "Isso ocorreu após a prefeitura contratar uma empresa para fazer as remoções, em maio de 2019. Até então, o estoque de solicitações de retirada de veículos abandonados estava em quase 31 mil", diz a prefeitura.

"A administração tem conseguido concluir mais solicitações de remoção do que recebe. De janeiro até 14 de setembro deste ano, foram recebidas cerca de 15 mil e concluídas mais de 21 mil. Vale ressaltar que na maior parte dos casos os veículos são retirados da rua por seus donos após notificação da prefeitura", diz a gestão.

Carro abandonado no Jardim João 23, na região do Butantã, zona oeste de SP - Rivaldo Gomes - 6.nov.19/Folhapress

A Secretaria Municipal das Subprefeituras fará leilões para esvaziar os pátios. Para organizar e realizar o serviço, contratou por meio de pregão eletrônico a empresa Sousa Gestão de Negócios Ltda, que fará o inventário e a legalização dos automóveis a serem leiloados.

Já foram realizados inventários nas subprefeituras da Vila Mariana, Perus, Pirituba-Jaraguá, São Mateus e Mooca. A avaliação identificou 159 veículos com documentação que têm condições de uso ou podem ter suas peças aproveitadas. Outras 964 unidades foram classificadas como carcaças, ou seja, sucata.

O pedido para remoção de um carro abandonado deve ser feito via SP 156. Recebida a demanda, um inspetor irá ao local realizar a verificação e a notificação. Após cinco dias úteis, é feita uma nova vistoria. Se não houve providências por parte do proprietário, o veículo é considerado abandonado, tornando-se passível de apreensão e recolhimento ao pátio.

Antes da remoção, porém, a subprefeitura tem que verificar em outros órgãos, como Polícia Militar, Polícia Civil e Detran, a identidade do proprietário e se o veículo não é fruto de algum crime.

A multa por abandono de veículo em via pública é de R$ 16.693,28. Para retirá-lo do pátio, o proprietário tem que arcar também com os custos de remoção e estadia.

Notícias relacionadas