Descrição de chapéu Zona Norte

Suspeito de matar jogadora de games teria planejado o crime há duas semanas

Corpo de Ingrid Bueno, 19 anos, foi encontrado na casa do suspeito do crime, de 18, que foi preso

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O jovem de 18 anos, preso pela suspeita de ter matado uma jogadora profissional de e-Sports de 19 anos, na tarde de segunda-feira (22), teria dito que havia planejado o crime há duas semanas, segundo o relato do boletim de ocorrência. Ele havia conhecido a vítima há pouco mais de um mês.

O crime aconteceu na casa do suspeito, em Pirituba (zona norte da capital paulista). O corpo da estudante Ingrid Bueno, conhecida como Sol, foi encontrado caído, ao lado de uma cômoda, pelo irmão do suspeito, um estudante de 23 anos. À polícia, ele afirmou que o irmão não estava em casa no momento e, por telefone, o convenceu a se entregar no 87º DP (Vila Pereira Barreto), para onde o rapaz se dirigiu, sozinho, cerca de meia hora depois.

A jovem, de acordo com o relato de policiais militares, estava ferida com facadas no peito e com um profundo corte no pescoço.

Um policial civil registrou em vídeo, com um celular, o momento em que o estudante de 18 anos era algemado, em frente à delegacia. Ao ser questionado se tinha ciência do que havia feito ele responde "claro que tenho". Após isso, o policial pergunta o motivo do homicídio. "Fiz porque quis", responde o suspeito que, em seguida, sorri.

Em outro vídeo, já dentro da delegacia, o estudante ainda afirmou que seu objetivo era "atacar o cristianismo", ao ser novamente indagado sobre a motivação do crime.

Ele chegou à delegacia, segundo boletim de ocorrência, com seu par de botas sujo de sangue. Os calçados foram apreendidos para serem periciados, assim como o celular do suspeito.

O estudante foi indiciado em flagrante por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. O flagrante foi convertido para prisão preventiva, ou seja, sem tempo determinado, segundo o TJ-P (Tribunal de Justiça de São Paulo).

Ele foi transferido para o CDP (Centro de Detenção Provisória) Paulo Gilberto de Araújo, no Belém (zona leste), onde permanece à disposição da polícia.

A jogadora de e-Sports Ingrid Bueno, conhecida como Sol, 19 anos, foi morta a facadas na tarde de segunda-feira (22), no bairro de Pirituba (zona norte da capital paulista) - Reprodução/Instagram

Além do par de botas ensanguentado e do celular, a polícia também apreendeu e irá analisar um livro no qual o suspeito afirma ter deixado registrado seus objetivos e motivação para o crime.

Nenhum advogado havia sido constituído para defender o estudante, até a publicação desta reportagem. Dois irmãos dele foram procurados pela reportagem, com telefonemas e mensagens, mas não deram retorno.

Ingrid jogava Call of Duty: Mobile, jogo de tiro para celular, e era uma liderança feminina na equipe FBI E-Sports, segundo colegas. O autor do crime também jogava o game, mas fazia parte de outra equipe, o Gamers Elite.

Segundo nota do Gamers Elite, o estudante preso utilizava o apelido "Flashlight" no jogo. Ainda na segunda, ele enviou um vídeo no grupo do WhatsApp do time, no qual afirmaria que "supostamente acabara de matar uma mulher, filmar e compartilhar".

O suspeito, ainda segundo a nota do Gamers Elite, também enviou um documento em PDF com "mensagens de ódio contra cristãos" e fazendo "um aceno ao terrorismo". A liderança do time diz que, assim que leu a mensagem, acionou a polícia e afirma ter solicitado para que os membros do grupo não compartilhassem o vídeo do suposto crime.

"Também gostaríamos de afirmar com total consciência que a nossa organização jamais compactuou com qualquer ato criminoso de nenhum modo e jamais irá compactuar ou fazer apologias ao mesmo", afirma trecho de nota da Gamers Elite, time do estudante preso.

Vítima havia entrado no time de e-Sports em dezembro

Segundo Matheus Leal, responsável pelo marketing, comunicação e departamento pessoal do FBI E-Sports, Ingrid ingressou no time em dezembro de 2020. Com o apelido de "Sol", ela assumiu o esquadrão feminino e logo depois mudou para o masculino, "já que tinha grande habilidade no cenário competitivo."

"Ingrid, a Sol, era uma jogadora profissional que trouxe muito orgulho para equipe como um todo. Sua relação com os colegas era excelente e ela era amada por todos os jogadores da nossa organização, que para nós é como uma família", conta Leal, cujo apelido é "Krony".

Após o ocorrido, a equipe do FBI E-Sports mudou o nome do esquadrão feminino, que antes chamava "As Golpistas", para "Line Sol", em homenagem à jogadora.

Notícias relacionadas