Descrição de chapéu Coronavírus

Capital paulista e cinco cidades do ABC vão manter feriado de Tiradentes nesta quarta (21)

Dois municípios da região metropolitana, porém, terão dias úteis normais na data comemorativa

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A capital paulista e mais cinco cidades do ABC —São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires— irão manter o feriado de Tiradentes, que será celebrado nesta quarta-feira (21). Entretanto, em Santo André e Rio Grande da Serra não haverá feriado, pois eles foram antecipados nessas cidades no mês passado.

A dúvida sobre se o feriado está valendo ocorre pelo fato de as sete cidades do ABC, além da capital paulista, terem antecipado em março alguns feriados, criando os chamados feriadões, com o intuito de diminuir a circulação de pessoas nas ruas e, consequentemente, as infecções, mortes e internações decorrentes do novo coronavírus.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, a ideia foi juntar os feriados antecipados a dois fins de semana, além da Páscoa, criando dez dias de vacância no município.

Os cinco feriados antecipados foram o de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra de 2021 e os feriados do aniversário de São Paulo, de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra de 2022. O dia 2 de abril, feriado de Sexta-Feira Santa, fechou o pacotão de folgas. A antecipação de feriados também aconteceu no ano passado.

Movimentação na avenida Paulista, região central de SP - Karime Xavier - 24.fev.21/Folhapress

Segundo a Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), a expectativa para este ano era a de que o índice de isolamento passasse dos 60%, que não foi alcançado durante o feriadão, ocorrido entre 22 de março a 2 de abril. O maior registro de isolamento foi de 50%, ocorrido em 28 de março, um domingo, de acordo com monitoramento feito pelo governo estadual, gestão João Doria (PSDB).

Seguindo a capital paulista, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que reúne os sete municípios da região, também decidiu na ocasião antecipar feriados como forma de frear o avanço de infecções e mortes provocadas pela Covid-19.

Notícias relacionadas