Cidade de São Paulo tem a madrugada mais fria dos últimos cinco anos com 6,3°C
Previsão do Inmet é que o frio continue e a capital volte a registrar temperaturas baixas à noite
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A cidade de São Paulo bateu recorde de frio na madrugada desta quarta-feira (30), com a mínima de 6,3°C registrada por volta das 4h no Mirante de Santana, na zona norte da capital, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia. Foi a menor temperatura desde 12 de junho 2016, quando o termômetro acusou 3,5°C.
Já os dados do GCE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, apontam uma madrugada ainda mais gelada capital paulista, com temperatura mínima média de 5,7°C. E a sensação de frio foi ainda mais intensa nos bairros periféricos, como Engenheiro Marsilac, na zona sul, com temperaturas de 1ºC e 0ºC, entre 4h e 7h da manhã. Em São Mateus, na zona leste, a máxima registrada foi de 4ºC.
O frio intenso é consequência de uma frente fria que chegou a São Paulo, acompanhada de uma massa de ar polar, que ainda permanecesse pelo menos até sexta-feira (2) na capital.
O frio vai continuar ao longo da tarde desta quarta, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 15ºC, segundo o Inmet. Não há previsão de chuva e o tempo deve ter abertura de sol entre nuvens durante o dia. Mas, o frio deve se intensificar, e à noite a temperatura deverá ficar entre 5°C e 7°C, com sensação térmica entre 2°C ou 4°C, segundo explicou o meteorologista Franco Nadal Junqueira Villela, chefe da Seção de Previsão do Tempo do Inmet .
Esta quinta (1º), a cidade terá tempo seco com alternância de sol e nuvens e apesar de não ter previsão de chuva, será novamente gelada. A previsão do Inmet é que a temperatura máxima até suba um pouco na capital durante o dia e atinja 17°C, mas durante a noite e de madrugada, a mínima ficará em 4°C e baterá um novo recorde de frio na capital. Esse frio intenso é fruto de uma massa de ar polar que atinge a capital paulista e mantem as temperaturas baixas.
Durante o dia, o sol vai ajudar a elevar a temperatura e diminuir a sensação de frio. A parte da tarde deve ser bem gelada no centro da cidade, isto porque, por volta das 17h30, a temperatura na região da praça da Sé deve girar em torno de 11°C, segundo o meteorologista do CGE, Thomaz Garcia.
A sexta-feira (2), será ensolarada e com grande amplitude térmica e apesar dos baixos índices de umidade, cera de 30%, o amanhecer terá mínima de 8°C e tarde será agradável com máxima de 22°C, segundo dados do Inmet.