Polícia Federal prende bando que transportava cocaína em casco de navios cargueiros para a Europa
Foram apreendidos 14 carros de luxo e seis imóveis de alto padrão
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A PF (Polícia Federal) desmantelou nesta terça-feira (24) uma quadrilha que usava pequenos navios pesqueiros para transportar drogas do Rio de Janeiro até o Espírito Santo, e, de lá, para a Europa.
As investigações apontaram que o grupo usava até mergulhadores profissionais para que eles acoplassem cocaína em navios cargueiros.
Nesta terça, 60 agentes foram em endereços do Rio e do Espírito Santo para cumprir 12 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos 200 kg de cloridrato de cocaína (cocaína refinada), 14 veículos de luxo e ainda seis imóveis de alto padrão na capital fluminense e ainda em Mangaratiba, na região metropolitana do Rio, e em Guarapari (ES).
Sem informar valores, a PF comunicou ainda que foi apreendida uma grande quantidade em dinheiro.
A operação desta terça, denominada Tamoios, é fruto de dois anos de investigações e contou com apoio da Capitania dos Portos dos dois estados, de acordo com a PF.
Segundo as investigações, o uso de pequenos navios pesqueiros e a justificativa de pesca artesanal e de mergulho era um disfarce da quadrilha para, na verdade, chegar próximo das grandes embarcações. O grupo contava com ajuda de organizações criminosas estrangeiras, disse a PF em nota.
O destino da droga era o maior porto da Europa, o de Roterdã, na Holanda.
Procurada, a PF não informou mais detalhes da operação.