Descrição de chapéu Coronavírus

Cidade de SP retoma vacinação com AstraZeneca até esta sexta (17)

Imunizantes serão recebidos ainda nesta quinta (16); enquanto postos não recebem as doses, será aplicada a vacina da Pfizer contra Covid

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse nesta quinta-feira (16) que a cidade de São Paulo deverá retomar o uso do imunizante da AstraZeneca contra a Covid-19 até esta sexta-feira (17).

“Estamos recebendo 204 mil doses da AstraZeneca. Vai chegar hoje [quinta] nos nossos centros de distribuição. Será feita a colocação dessas vacinas nas unidades da cidade e a gente retoma a vacinação de segunda dose da AstraZeneca”, afirmou.

Ele comentou o assunto durante a inauguração do Teia Vila Nova Curuçá, na zona leste, o 14º espaço de trabalho colaborativo mantido pela prefeitura.

“[Devemos retomar] hoje [quinta] à tarde ou no máximo amanhã [sexta]. Vai depender da logística. O Ministério da Saúde enviou para o governo do estado, que vai repassar para a gente", disse.

A falta de doses da AstraZeneca desde o último dia 9 levou a Secretaria Municipal da Saúde a aplicar, desde segunda (13), imunizantes da Pfizer para as pessoas que ainda não haviam conseguido completar o esquema vacinal dentro do prazo.

Essa tática de usar um imunizante de marca diferente é chamado de intercambialidade. E, segundo especialistas, não há problema em usar na segunda dose um imunizante de um fabricante diferente da primeira dose.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até esta quarta-feira (15), foram 134.790 aplicações de Pfizer como segunda dose para aqueles que tomaram a AstraZeneca na primeira dose.

As 204.880 doses que a cidade de São Paulo receberá representam 45% de todas as 456 mil doses recebidas pelo estado de São Paulo nesta quarta.

Em nota, a prefeitura lembrou que o lote de AstraZeneca só será usado para a segunda dose. Desde quarta (15), a capital está aplicando da Pfizer para terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos. Esta vacina também é a única autorizada para menores de idade e a cidade também está vacinando jovens de 12 a 17 anos.

Notícias relacionadas