Descrição de chapéu Coronavírus

SP espera chegada de Pfizer para vacinar parte de quem está sem 2ª dose de AstraZeneca

As 165 mil doses esperadas não são suficiente nem para metade das pessoas que precisam do reforço na capital paulista até segunda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo aguarda a chegada neste sábado (11) de 165 mil doses de vacina da Pfizer contra o novo coronavírus para retomar a aplicação de segunda dose de quem deveria receber o imunizante da AstraZeneca, em falta nos postos da capital paulista desde a última quinta-feira (9).

Na noite de sexta (10), o governo estadual disse que a partir da próxima semana quem estiver com a segunda dose da vacina AstraZeneca atrasada poderá se vacinar com Pfizer.

Segundo o governo João Doria (PSDB), que chama a falta de AstraZeneca de "apagão" e acusa o Ministério da Saúde pelo não envio de cerca de 1 milhão de doses ao estado de São Paulo, poderão se vacinar quem estiver deveria ter recebido o imunizante para reforço entre os dias 1º e 15 de setembro.

Posto de vacinação vazio na Vila Santa Catarina, na zona sul de São Paulo, por falta de imunizantes para segunda dose - Rivaldo Gomes - 10.set.21/Folhapress

Apesar do anúncio do governo estadual, a Secretaria Municipal da Saúde disse que aguarda a publicação do informe técnico que permite a aplicação de segunda dose da vacina da Pfizer para quem recebeu a primeira da AstraZeneca.

Mas, mesmo com a chegada das 165 mil vacinas, o volume não é suficiente para atender nem metade dos que que deveriam receber a segunda dose da AstraZeneca entre a última quinta e a próxima segunda (13), quando o imunizante da Pfizer deverá ser distribuído aos cerca de 550 pontos de vacinação na capital paulista. De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, cerca de 340 mil pessoas estão nessa situação no município.

"Neste sábado, está prevista a chegada de 165 mil doses da Pfizer no Cadi (Centro de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos). A expectativa é de que as unidades de vacinação estejam abastecidas na tarde de segunda-feira", afirmou a secretaria.

"Hoje [sábado] e amanhã [domingo, 12] vamos enviar essas doses para os seis depósitos regionais e para as unidades na segunda-feira", afirmou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, ao Agora. A prefeitura, segundo ele, deve usar batedores para tentar chegar mais rápido com os imunizantes nos locais de vacinação.

A secretaria pede para que as pessoas olhem site "De Olho na Fila", serviço desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo para mostrar a situação dos postos e se há vacina para segunda dose, antes de sair de casa para tentar se vacinar.

A pasta disse ainda que o Ministério da Saúde sinalizou a entrega de um lote de vacina da AstraZeneca para o início da próxima semana. Mas antes ele terá de passar pelo governo estadual, que fará a distribuição ao município. O número de doses não foi informado.

Na sexta-feira, os dois imunizantes para segunda dose estavam em falta na capital paulista. No início tarde, 85% dos postos estavam sem Pfizer, situação que foi normalizada, segundo a prefeitura, com a chegada de 255 mil doses.

Ao todo, segundo o prefeito, até o final da imunização com segunda dose, 1,7 milhão de pessoas vão precisar de vacinas da AstraZeneca, ou agora a substituta Pfizer.

O Ministério da Saúde afirmou que adiantou o envio de doses da AstraZeneca para São Paulo. “Antecipamos o envio de 315,5 mil doses da vacina previstas para serem entregues até 30 de setembro para a aplicação da segunda dose no estado, em 31 de agosto”, disse a pasta federal em nota.

Esta não é a primeira vez que faltam vacinas na capital paulista. Em junho, a Secretaria Municipal da Saúde precisou interromper a vacinação, das duas doses no dia 21. Ela só foi retomada no dia seguinte com o envio de novos lotes pelo governo estadual.

A cidade de São Paulo está vacinando com primeira dose jovens a partir de 12 anos.

Também estão sendo aplicadas a terceira dose em idosos a partir de 90 anos. Por enquanto, essas pessoas estão sendo imunizadas com a vacina que tiver no posto. Mas a partir do dia 15, serão aplicadas apenas Pfizer para o reforço.

Até esta sexta, a capital aplicou 15.735.782 doses de vacinas contra o novo coronavírus, sendo 9.964.976 primeiras doses, 5.428.874 segundas, 321.853 doses únicas e 20.079 doses adicionais.

A cobertura vacinal para população acima de 18 anos está em 105% para primeira dose ou dose única e 62,3% para segunda dose ou dose única. Em adolescentes de 12 a 17 anos foram aplicadas, até o sexta, 595.175 primeiras doses, com cobertura vacinal de 70,5%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.