Falta de doses leva cidade de SP a interromper vacinação contra a Covid-19 nesta terça

Mais de 300 pontos na capital paulista ficaram sem doses nesta segunda-feira (21); imunização será retomada na quarta (23)

São Paulo

Após registrar falta de doses em mais de 300 pontos de vacinação nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu suspender a campanha de imunização contra a Covid-19 na cidade de São Paulo. Com isso, a repescagem para pessoas de 50 a 59 anos, prevista para esta terça-feira (22), não vai acontecer.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, ela será retomada nesta quarta-feira (23).
Originalmente, a previsão era imunizar nesta terça aqueles com 50 anos ou mais que não conseguiram se vacinar na semana passada, no segundo dia de repescagem dessa faixa etária, e, na quarta-feira (23), mais de 340 mil pessoas da faixa etária de 48 anos e 49 anos, conforme calendário divulgado na semana passada.

Mas segundo documento publicado no site da secretaria, às 21h58 desta segunda, a previsão é vacinar pessoas com 49 anos na quarta e com 48, no dia seguinte. Na sexta (25) é a faixa etária de 45 a 47 anos. No sábado (26), está prevista repescagem de 45 a 49 anos (veja previsão de calendário abaixo).

"O PMI [Programa Municipal de Imunizações], da Secretaria Municipal da Saúde, informa que devido à alta adesão à vacinação antiCovid-19 na capital, com cerca de 90% do público entre 50 e 59 anos vacinado com a primeira dose, os estoques foram utilizados e nesta terça-feira (22), as 468 Unidades Básicas de Saúde serão reabastecidas", afirmou a secretaria do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

"A pasta espera receber, nesta terça, 188 mil doses de vacinas do governo do estado para que possa abastecer os estoques das UBSs e dar prosseguimento ao calendário estipulado", completou a nota da Secretaria Municipal da Saúde.

Os postos de vacinação começaram a ficar sem doses ao longo desta segunda-feira (21), com a situação se agravando na parte da tarde. Mais de 300 locais não tinham mais o imunizante por volta das 17h30. A prefeitura chegou a dizer que problema era pontual e que estava fazendo o remanejamento das doses. Mais tarde, decidiu suspender a vacinação nesta terça (22).

No final da tarde, por volta das 17h30, o site “De Olho na Fila”, serviço criado pela prefeitura para mostrar a situação da espera nos locais de vacinação, apontava que 305 pontos estavam com status de “não funcionando”. O número representava 63% dos 485 locais disponíveis para consulta na ferramenta, ou quase dois em cada três pontos.

Funcionários de todos os locais procurados pela reportagem afirmaram que a vacinação havia sido interrompida por falta de doses. A maior parte dos postos de imunização funcionam em UBSs, que operam até as 19h. Os megapostos de drive-thru e para pedestres, além de vacinação em farmácias, não funcionaram nesta segunda e terça, segundo a prefeitura.

Aviso no site "De Olho na Fila", o Filômetro, da Prefeitura de São Paulo, de que UBSs da capital não estavam funcionando para vacina contra a Covid-19 nesta segunda-feira; segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), houve falta pontual por causa da alta demanda - Reprodução

A maior parte dos postos sem imunizantes na tarde desta segunda (21) estava na zona sul. Na região, 133 pontos de vacinação estavam com o alerta no filômetro. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim das Palmas, na Vila Andrade, a atendente disse que as vacinas acabaram por volta das 10h. Mesmo horário que na UBS Sacomã, segundo uma funcionária, por telefone. Na UBS Laranjeiras, em Pedreira, a informação era de que as vacinas acabaram no período da manhã.

Na zona leste, 84 postos estavam com o status de "não funcionando" também às 17h30. Funcionários da AMA/UBS Integrada Vila Antonieta afirmaram que o imunizante acabou de manhã, e mais doses foram entregues, mas em quantidade insuficiente, o que causou nova falta de vacina.

Ainda na zona leste, uma funcionária UBS Brás disse que algumas pessoas foram vacinadas na parte da manhã. As doses acabaram e o posto foi reabastecido, mas, segundo ela, com poucos imunizantes. No início da tarde já não havia vacina novamente.

Entre as pessoas que tentaram se imunizar na unidade do Brás estava a camareira Iolanda Ferreira, 41 anos, que afirma ter comorbidade. “Vim tomar a vacina e, para variar, não tem. Já é a sexta vez que tento e nunca consigo. Sempre falam que as doses estão em falta", disse. "Falaram que acabou às 13h e pediram para tentar vir amanhã, que talvez consiga", afirmou Iolanda.

Na mesma UBS, a autônoma Maria Célia Nunes, 49, que recentemente terminou um tratamento contra um câncer, também não conseguiu o imunizante. “Vi na televisão que já poderia tomar. É a primeira vez que tento ser vacinada contra Covid e falaram que as doses acabaram. Além disso, disseram que minha dose é só sexta-feira", afirmou. O dia de vacinação das pessoas com 49 anos, no entanto, é quarta-feira (23).

Na zona norte havia 84 UBSs com o alerta de não funcionamento no filômetro. A atendente da UBS Vila Caiúba, em Perus, por exemplo, disse por telefone que a unidade ficou desabastecida de manhã. A funcionária afirmou não saber se o posto voltaria a ter vacina nesta segunda (21).

A região central chegou a apontar um desabastecimento na UBS Sé, mas logo a situação foi normalizada, segundo o filômetro. Por outro lado, a UBS Bom Retiro estava sem vacina por volta das 14h50. Às 17h30, eram três as unidades sem o imunizante.

Na UBS Bom Retiro, a tenda usada para o cadastro de quem será vacinado foi desmontada às 16h30. Muitas pessoas continuavam a ir até o local para tentar se vacinar. Algumas diziam ter saído mais cedo do trabalho, como a professora Marli Araújo, 50 anos. "É um absurdo", afirmou.

Por volta das 16h45, um carro com logo da Secretaria Municipal de Saúde parou em frente à UBS. Uma mulher desceu com uma caixa de isopor e se dirigiu até o ponto de vacinação. Segundo a reportagem apurou, ela levava cem doses que foram remanejadas às pressas de outra unidade de saúde da região. Com isso, uma atendente começou a chamar as pessoas que se aglomeravam do lado de fora à espera da vacina.

Interior

Campinas (93 km de SP) também anunciou nesta segunda a suspensão temporária do agendamento da vacina contra Covid-19. Ele será reaberto quando novas doses de imunizantes forem recebidas, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

O anúncio foi feito horas após ser aberto o agendamento para pessoas com mais de 43 anos. Em uma hora, 11.779 agendamentos foram realizados para esse grupo, de acordo com a administração local. "No total do dia, incluindo os demais grupos prioritários, foram feitos 20.249 agendamentos", disse nota da secretaria.​ A vacinação está mantida para pessoas que já estavam com dia e hora marcados para se vacinar.

Resposta

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo disse que iniciou esta segunda com cerca de 50 mil doses de vacinas contra a Covid-19 em estoque. "Às 13h, o estoque médio era de 22 mil doses, por isso, parte das unidades registrou falta temporária do imunizante".

Com relação ao status "não funcionando", da página "De Olho na Fila", a SMS afirmou que as unidades não estavam fechadas, mas sim providenciando o remanejamento/abastecimento de doses para garantir a vacinação.

"Na capital, até o dia 21 de junho, foram aplicadas 6.306.698 doses de vacina contra a Covid-19. Foram 4.614.337 primeiras doses e 1.692.361 da segunda. Na quarta-feira (23) o município retomará a vacinação para as pessoas com 49 anos e também seguirá aplicando as segundas doses das vacinas disponíveis", disse a prefeitura.

Em contato com a reportagem, o governo de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), afirmou que não poderia se posicionar sobre o tema, já que sua função é de entregar as vacinas para as cidades do estado, mas a responsabilidade de distribuição para os postos é dos municípios.

Questionado sobre o envio de mais doses para a capital paulista, o governo não comentou.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que o cálculo de distribuição de vacinas é baseado na população-alvo da campanha da Covid-19 e as doses são enviadas de forma proporcional e igualitária para todos os estados e Distrito Federal.

"Estados e municípios têm autonomia para seguir a própria estratégia de vacinação, conforme as demandas regionais. A responsabilidade pela distribuição de doses aos municípios é da gestão estadual", completa o Ministério da Saúde. (Colaborou Natália Cancian, de Brasília)

Novo calendário previsto

  • 49 anos - a partir de 23/6
  • 48 anos - a partir de 24/6
  • 45 a 47 anos - a partir de 25/6
  • Repescagem 45 a 49 anos - 26/6
  • 44 anos - a partir de 28/6
  • 43 anos - a partir de 29/6
  • 42 anos - a partir de 30/6
  • Repescagem 42 a 44 anos - (3/7)
  • 41 anos - a partir de 5/7
  • 40 anos - a partir de 8/7
  • 39 anos - a partir de 15/7
  • 38 anos - a partir de 19/7
  • 37 anos - a partir de 22/7
  • 36 anos - a partir de 26/7
  • 35 anos - a partir de 28/7
  • 34 anos - a partir de 30/7
  • 33 anos - a partir de 2/8
  • 32 anos - a partir de 4/08
  • 31 anos - a partir de 9/08
  • 30 anos - a partir de 12/8
  • 29 anos - a partir de 16/8
  • 28 anos - a partir de 19/8
  • 27 anos - a partir de 23/8
  • 26 anos - a partir de 25/8
  • 25 anos - a partir de 30/8
  • 23 e 24 anos - a partir de 1/9
  • 21 e 22 anos - a partir de 6/9
  • 20 anos - a partir de 9/9
  • 18 e 19 anos - a partir de 13/9
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.