Termina nesta sexta (17) prazo para alunos da 1ª série confirmarem rematrícula em SP
Os estudantes também deverão escolher o itinerário formativo que desejam
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para os estudantes da 1ª série do ensino médio da rede estadual confirmarem a rematrícula e também o itinerário formativo de maior interesse. O procedimento ocorre online na Secretaria Escolar Digital (SED) e no aplicativo Minha Escola, onde é possível visualizar os aprofundamentos curriculares disponíveis nas escolas.
Alunos que desejam ingressar na mesma etapa da rede paulista no próximo ano também possuem a opção de comparecer às unidades do Poupatempo, conforme agendamento prévio.
Cada unidade escolar vai ofertar, a partir do próximo ano letivo, para a 2ª série, ao menos, dois itinerários formativos que contemplem as quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além disso, as três séries seguem com aulas de todos os componentes curriculares previstos na Formação Geral Básica (FGB). Ou seja, os conhecimentos essenciais para a formação integral previstos na etapa do ensino médio do Currículo em Ação.
A partir de 2022, a 2ª série do período diurno passará de 35 para 40 aulas (oito por dia). Enquanto isso, 1ª e 2ª séries do noturno terão 33 aulas (hoje, são 25). Em 2023, as 3ª séries também passam pela mudança. O diurno contará com 40 aulas e o noturno com 33 aulas. Segundo a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), do ponto de vista do professor, todos terão a carga horária mantida e terão oportunidade de ampliá-la, por meio dos itinerários formativos.
Atualmente, as escolas da rede estadual possuem mais de 1,2 milhão de estudantes de ensino médio - 460 mil na 1ª série -, em 3,7 mil unidades escolares, segundo dados da Seduc-SP.
Verônica da Silva, 16 anos, aluna da 1ª série do ensino médio na Escola Estadual Adelaide Rosa Fernandes Machado de Souza, na zona sul paulistana, já escolheu o seu itinerário formativo.
“Das opções que a escola me ofertou, a que mais me identifiquei para a minha carreira foi Cultura em Movimento (que alinha as áreas de Ciências Humanas e Linguagens). Espero aprofundar meus saberes humanos, minhas relações e aprender sobre outras éticas, culturas e etnias. Acredito que isso vai ajudar muito no meu projeto de vida que pretendo concluir”, afirma a jovem.
“A proposta, iniciada neste ano, permite adquirir todos os conhecimentos básicos, e escolher as áreas de mais interesse pessoal para aprofundar conhecimentos exigidos pelos exames vestibulares”, resume o Secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares.
A definição dos itinerários formativos é resultado de alguns processos ocorridos nos últimos meses. Em julho, por exemplo, mais de 376 mil estudantes da 1ª série (89% do público-alvo) apontaram, via Secretaria Escolar Digital (SED), os itinerários formativos mais atrativos, conforme interesse individual. Os dois itinerários formativos com maior manifestação de interesse, considerando primeira e segunda opções, foram Linguagens e Ciências Humanas, com 80,2% das escolas (27,3% das turmas), e Matemática e Ciências da Natureza, em 71,7% das escolas (23,7% das turmas).
Como fazer a rematrícula*:
-
Fazer o login com nome de usuário e senha no site da Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/) ou no aplicativo Minha Escola SP
-
Acessar: Área do responsável > Gestão escolar > Matrícula > Rematrícula
-
Também é possível realizar o mesmo procedimento presencialmente em qualquer unidade escolar estadual
-
O resultado estará disponível a partir de 19/11 no site: https://sed.educacao.sp.gov.br/consultapublica/consulta
Para aqueles que ainda não possuem matrícula na rede*:
-
Acessar o site: https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscricaoOnline/login
-
Fazer o pré-cadastro com nome do aluno e e-mail para contato
-
Será necessário apresentar documentos pessoais do estudante e do responsável (RG e CPF), email do responsável, comprovante de residência, histórico escolar e carteira de vacinação do aluno atualizada
-
Também é possível realizar o mesmo procedimento presencialmente em qualquer unidade escolar estadual ou nos postos do Poupatempo
-
Resultado disponível a partir de 19/11 no site: https://sed.educacao.sp.gov.br/consultapublica/consulta
*Processo deve ser feito por alunos com mais de 18 anos ou pelos responsáveis legais dos estudantes