Descrição de chapéu Coronavírus

Mais de 540 mil pessoas não tomaram a 2ª dose da vacina em São Paulo

Zona sul da capital paulista conta com mais faltosos, com 136.941 pessoas que ainda não foram imunizadas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A capital paulista tem 540.635 pessoas acima de 18 anos que deixaram de tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19, segundo Prefeitura de São Paulo, gestão Ricardo Nunes (MDB), por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

Em nota à reportagem, a pasta afirma que a zona sul da capital é a região com mais faltosos, com 136.941 munícipes. A zona leste vem na sequência, com 129.253, seguido da sudeste, com 106.758.

Mais de 540 mil paulistanos não voltaram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19 - Rivaldo Gomes - 13.set.21/Folhapress

Para completar o total, outras 100.077 pessoas são esperados para receberem a segunda dose na zona norte, 34.406 na zona oeste e 33.200 na região central.

A secretaria afirma que tem fortalecido a busca ativa para ajudar a compreender as causas de tal ausência.

"Podem ser desde uma mudança de endereço, a espera por um acompanhante para ir ao local de vacinação e, até mesmo, um esquecimento", afirma.

Ainda segundo a gestão municipal, a relação de pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal é extraído do sistema VaciVida e é realizado o georreferenciamento entre o endereço da pessoa e a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima dele. Então, os profissionais da unidade entram em contato para orientar sobre a importância da vacinação correta, além de verificarem os motivos da abstenção.

A pasta também conta com equipe do programa Estratégia Saúde da Família e com visitas casa a casa para este esforço.

O sistema VaciVida avisa ao munícipe, via celular, a chegada do prazo de sua segunda dose da imunização.

O médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Gonzalo Vecina, acredita no esquecimento das pessoas e defende uma busca ativa da prefeitura.

"Se a pessoa foi tomar a primeira dose da vacina, não significa que é um negacionista e que não quer tomar a vacina", diz Vecina ao Agora.

"A explicação mais importante é que a pessoa esqueceu a segunda dose ou não sabia por não ter informação suficiente, apesar de tudo que se fala. No limite, as UBSs devem buscar ativamente as pessoas que não completaram o ciclo vacinal", ressalta o especialista.

O líder do departamento de infectologia do Hcor, de São Paulo, Guilherme Furtado, destaca a importância das pessoas completarem totalmente a imunização.

"A vacinação com uma dose só, mesmo com vacinas que tenham uma resposta vacinal importante, produz uma baixa dose de anticorpos, em torno de 50%, e não deixa a pessoa protegida totalmente", afirma Furtado.

O professor de infectologia do Centro Universitário São Camilo, Robert Fabian Crespo Rosas, diz que a falsa ideia que a pandemia de Covid-19 acabou também contribui para as pessoas não voltarem para tomar a segunda dose.

"O fato de ter ocorrido um declínio do número de casos e óbitos têm levado a ideia de que a pandemia passou, mas isso não é real, não acabou", ressalta Rosas.

"No país, ainda tem metade da população sem nenhuma dose da vacina. Portanto, aproximadamente 107 milhões de brasileiros estão suscetíveis a adquirir a doença", completa o médico.

Notícias relacionadas