Descrição de chapéu Centro

Um mês após ser vandalizada, praça Júlio Mesquita, no centro de SP, continua com tapumes

Prefeitura de São Paulo ainda discute orçamento para obras de revitalização

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Mariane Ribeiro
São Paulo

A fonte da praça Júlio Mesquita, que fica na República, região central de São Paulo, continua cercada com tapumes de madeira e algumas placas de vidro, que sobraram após vândalos roubarem peças que faziam parte da estrutura, no mês passado.

A praça foi revitalizada há oito anos, mas enfrenta sérios problemas de degradação após ter sofrido atos de vandalismo e depredação. Em setembro, o Agora mostrou a situação do local e questionou a prefeitura sobre quais providências seriam tomadas.

Na época, a gestão Ricardo Nunes afirmou que "a praça e a fonte sofreram atos de vandalismo, com elementos furtados, que danificaram a estrutura do vidro e as luzes" e que "a recuperação das avarias demandou um projeto, que está em andamento, para a revitalização do local".

Porém, até o momento, pouco foi feito, como explica João Domingos Filho, de 68 anos, conhecido como Domingos Poeta. Ele é um dos membros dos Guardiões da Praça Júlio Mesquita e presidente da recém-criada Associação Amigos de Bairro de Campos Elíseos e Adjacências.

Praça Júlio Mesquita, no centro de SP, cercada com tapumes, um mês após ter parte da estrutura furtada por vândalos - Zanone Fraissat/Folhapress

"Está tudo parado. Colocaram as placas lá dois dias depois da reportagem e só. Eu fui à subprefeitura, tive uma reunião com o responsável pela ordem de serviço da praça, e ele só me disse que estava em andamento e que o pessoal estava comprando o material e tudo, mas está parado", afirma Domingos.

O membro dos Guardiões da Praça ainda conta que, recentemente, moradores de rua da região tentaram retirar os tapumes para terem acesso à fonte e que ele mesmo teve que tomar providências.

"Ontem [segunda, 25], eu fui a uma loja aqui perto e comprei prego para arrumar os tapumes que eles colocaram para o pessoal não invadir a praça", conta Poeta.

Localizada entre a avenida São João, a alameda Barão de Limeira e a rua Vitória, a praça Júlio Mesquita foi fundada em meados do século 20 e a fonte Monumental foi instalada em 1927.

Vítima de atos de vandalismo, a praça é rodeada de hotéis, prédios residenciais e comércios. A população local reclama de descaso do poder público e pede que o projeto apontado pela prefeitura seja colocado em prática.

"Essa praça precisa ser cuidada, até porque ela valoriza a região, valoriza os imóveis ao seu redor, o comércio. Ela já foi tema de novela, de comercial de televisão, turistas vinham aqui. O que estamos pedindo não é muito, é só que cuidem dela, arrumem a fonte, coloquem uns bancos e pessoas para cuidar", diz Poeta, também presidente da Associação Amigos de Bairro de Campos Elíseos e Adjacências.

Há ainda a reclamação de que a base da GCM (Guarda Civil Metropolitana) que foi instalada no local, não tem contado com a presença dos agentes para fazer a segurança da praça.

Resposta

Questionada sobre a situação da praça Júlio Mesquita e sobre o motivo pelo qual a fonte está com uma barreira improvisada, a Prefeitura de São Paulo afirmou, por meio da Subprefeitura da Sé, que "a zeladoria da praça é feita diariamente. O Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, em conjunto com a Subprefeitura da Sé, realizou vistoria no local para averiguar o necessário para recompor a proteção da Fonte Monumental e sua reativação".

A gestão Ricardo Nunes também disse que "como medida emergencial, enquanto reavalia-se o projeto da estrutura de proteção da Fonte Monumental, bem como os recursos orçamentários necessários para viabilizar os serviços, a Subprefeitura da Sé colocou tapumes em parte da fonte, que teve a sua estrutura e vidros suprimidos, de modo a proteger a obra". Porém, não deu data específica nem detalhes de quando serão executados os reparos.

Sobre a reclamação da população em relação a ausência de agentes da GCM na base, a prefeitura afirma, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que a Guarda Civil Metropolitana realiza policiamento preventivo na Praça Júlio de Mesquita por meio de rondas motorizadas diuturnamente. ​

Notícias relacionadas