Veja as dicas para não vacilar com os protocolos de segurança no feriadão
Infectologistas pedem atenção para que as conquistas obtidas na pandemia não sejam perdidas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Ainda que 60% da população de São Paulo esteja com o esquema vacinal completo, segundo o governo do estado, especialistas recomendam que cuidados contra a Covid-19 não sejam deixados de lado durante o feriadão de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida.
Infectologistas ouvidos pelo Agora destacam que é possível aproveitar os quatro dias de folga com segurança e dão algumas dicas.
Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, infectologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, afirma que é necessário muita cautela e parcimônia para que as conquistas obtidas na luta contra a pandemia até o momento não sejam comprometidas.
Ele aponta alguns cuidados que devem ser tomados por quem vai viajar de ônibus ou avião, por exemplo. “É imprescindível o uso de máscara em aviões e ônibus, assim como em rodoviárias e aeroportos. O ideal é evitar ir a estes locais sem ter se alimentado. Coma antes de sair de casa para que você não precise fazer refeições em cafés, lanchonetes e restaurantes nesses locais. Eles são pontos com grande fluxo de pessoas e dificilmente você encontrará um local mais tranquilo para retirar sua máscara e fazer sua refeição”, aponta Sáfadi.
O infectologista também indica que a proteção deve ser mantida dentro de shoppings, lojas, mercados ou qualquer ambiente fechado com grande circulação de pessoas, mas pondera “do ponto de vista individual, por exemplo, dentro de casa, do carro, com a família ou com as pessoas que estão convivendo com você naquela viagem, não há a necessidade do uso da máscara”.
Segundo Renato Kfouri, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, a tríade que é apontada desde o início da pandemia de coronavírus continua valendo. “Lavar as mãos, manter distanciamento sempre que possível e usar máscaras. Seja viajando ou passeando na cidade onde mora, é importante não esquecer que o vírus continua circulando e que precisamos nos proteger”. Ele afirma ainda que é uma questão de gestão de risco.
Álvaro Furtado da Costa, infectologista do Hospital das Clínicas da FMUSP, aconselha que as pessoas evitem fazer refeições em locais fechados. “Se for viajar ou estiver apenas passeando e for a um restaurante, tente sempre ficar em ambientes mais ventilados, escolher lugares que tenham mesas para refeições em áreas externas. Mas, se estiver em lugar fechado, use máscara o tempo inteiro, retirando-a apenas para comer”.
Furtado afirma que, ainda que a pessoa tenha recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou a dose única, é necessário evitar muito contato físico, muitos abraços, muita proximidade com pessoas em locais cheios.
Para quem vai passar o feriado em hotéis, o infectologista aponta que é necessário primeiro observar e seguir as regras do local escolhido, mas também sugere o uso do bom senso caso o uso de máscara não seja obrigatório.
“Sempre ande nas dependências do hotel com a proteção. Se o uso de máscara não for obrigatório na área da piscina, por exemplo, é necessário analisar a situação. O lugar está bem ventilado? Tem muita gente? Tem aglomeração ou distanciamento social? E aí então deve ser tomada a melhor decisão para a sua segurança”, afirma Álvaro.
De forma geral, o uso de máscara só pode ser dispensado em lugares abertos, bem ventilados e nos quais a utilização da proteção não seja obrigatória.
A empreendedora Laura Camargo, de 42 anos, é uma das pessoas que tentará aproveitar o feriado de forma consciente. Ela conta que a viagem que fará com o esposo, de 43 anos, e com a filha, de 14 anos, para um hotel fazenda no interior de São Paulo será a primeira da família após o início da pandemia. “Seguimos toda a quarentena direitinho. Agora que nós três já tomamos a vacina, estamos nos sentindo mais seguros para viajar. Mas ainda assim vamos tentar tomar todo o cuidado possível por lá e eu também estou levando várias máscaras e álcool em gel”, afirma Laura.
As precauções que a empreendedora aponta que irá tomar, também foram citadas pelos infectologistas.
“Leve sempre seu kit de máscaras, que seja cirúrgica ou algumas de pano para que você possa trocar com uma boa frequência. Também não esqueça do álcool em gel e do comprovante de vacinação, porque muitos lugares têm exigido para liberar entrada”, completa Álvaro Furtado.
Dicas para viajar em segurança:
- Sempre utilize máscara em ambiente fechado
- Evite se alimentar em aeroportos e rodoviárias por causa do grande fluxo de pessoas
- Evite muito contato físico
- Escolhas se alimentar em bares, lanchonetes e restaurantes que tenham mesas em espaços abertos
- Não compartilhe objetos como copos e talheres
- Leve sempre com você uma máscara reserva, álcool em gel e o comprovante de vacinação
- Não leve as mãos ao rosto antes de lavá-las com água e sabão
- Troque de máscara a cada três ou quatro horas
- Evite ficar em lugares fechado e com muitas pessoas por muito tempo
- Caso decida ficar em local público sem máscara, realize o ato apenas em ambientes abertos e onde o uso da máscara não seja obrigatório