Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Falta medicamento de alto custo, diz leitor

Aposentado tem remédio para evitar a rejeição do rim transplantado apenas para 20 dias

São Paulo

Desde 2001, quando fez transplante de rim, o aposentado por invalidez Célio Antônio Salomão, 51 anos, de Vila Califórnia (zona leste), tem atenção redobrada com a saúde. Entre os cuidados, está a ingestão diária de quatro comprimidos de Tracolimo 5 mg para evitar a rejeição do órgão.

O remédio é de alto custo e, portanto, comprado pelo Ministério da Saúde, repassado à Secretaria de Estado da Saúde e distribuído para os pacientes.

O problema é que o aposentado está há um mês sem retirar o medicamento.

Salomão fez transplante em 2001, diz que vai com frequência à Farmácia de Alto Custo, mas não consegue o remédio
Salomão fez transplante em 2001, diz que vai com frequência à Farmácia de Alto Custo, mas não consegue o remédio - Rubens Cavallari/Folhapress

Salomão conta ao Agora que tem ido com frequência à Farmácia de Alto Custo Vila Mariana, na rua Dr. Altino Arantes (zona sul), onde costuma receber o remédio, mas retorna sem uma informação correta.

“Chego ao posto de madrugada, fico na fila durante horas e cada vez dão uma resposta diferente. Enviei email à Secretaria da Saúde no dia 21 de março e não retornaram até hoje. Quando tem o medicamento, o posto só entrega para dez ou 15 dias, no máximo.”

O aposentado relatou que tem remédio apenas para mais 20 dias, no máximo. “Se ficar um dia sem, posso perder o rim”, afirma.

Ministério da Saúde
Tel.
: 136
 

Entrega está prevista para abril

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o Tacrolimo 5 mg é de responsabilidade do Ministério da Saúde, que o compra e distribui aos estados.

O Ministério da Saúde esclarece que o laboratório produtor do medicamento teve dificuldades para entregá-lo, devido a um incêndio na fábrica.

Segundo o órgão, foi feita compra emergencial que possibilitou a entrega de 63% da necessidade para o 1º trimestre. A previsão é regularizar a entrega em abril.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.