Descrição de chapéu INSS 20 anos

Reportagens ajudam segurados a aumentar benefícios e entender as mudanças na Previdência

Agora fala há 20 anos sobre economia popular e já mudou a vida de muitos leitores

Há duas décadas, o Agora publica reportagens de economia popular, principalmente de Previdência, e já mudou a vida de muitos leitores. Milhares aumentaram sua aposentadoria, garantiram a pensão, receberam o atrasado, conquistaram a correção do FGTS e liberaram o pagamento do precatório.

No início dos anos 2000, o jornal impulsionou uma onda de pedidos na Justiça que buscavam reparar perdas devidas por falhas no cálculo de correções monetárias de períodos de hiperinflação e de troca de moedas. O aposentado, com sua renda defasada, encontrou nos textos e infográficos do Agora orientações práticas para buscar seus direitos e ter acesso ao melhor benefício. “Houve um processo muito alto de judicialização da Previdência, de revisão dos valores, e a cobertura desse assunto foi praticamente uma exigência dos leitores”, diz Nilson Camargo, ex-editor responsável do Agora.

E não parou por aí. O jornal passou a acompanhar o dia a dia da Previdência: mudanças na legislação, no Congresso, no Judiciário e no atendimento nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com reportagens de serviço, também facilitou o acesso a benefícios previdenciários e trabalhistas, ensinou a incluir todas as verbas e os períodos trabalhados para garantir a maior aposentadoria.

Quem leu o Agora também teve a chance de pedir as duas últimas grandes revisões antes mesmo de o INSS ser forçado a pagá-las administrativamente, o que garantiu atrasados maiores. Nessa trajetória, o jornal acompanhou de perto todas as mudanças nas regras de pensões e auxílios do INSS, a criação da fórmula 85/95, que garante o benefício integral, além do pente-fino em benefícios por incapacidade.

Atualmente, com a proposta da reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro (PSL), em discussão no Congresso, e o crescente interesse sobre o tema, as reportagens do Agora se concentram em mostrar cada detalhe que possa alterar os planos de aposentadoria, o valor da renda recebida pelos aposentados e o acesso a vários benefícios previdenciários, como pensões e auxílios-doença.

Em defesa dos aposentados

Além das notícias sobre Previdência, o Agora tem outro espaço para ajudar os leitores. É a coluna Defesa do Aposentado, publicada aos domingos e às segundas. Demora na concessão de benefícios e no pagamento de precatórios, pedidos de revisão de pensões e aposentadorias e problemas com consignados descontados sem autorização são algumas queixas recebidas pelo Agora. E, com a interferência do jornal, revisões foram concluídas, benefícios, concedidos e atrasados, pagos.

A pensionista, Neusa Aparecida Carvalho Vitti, 73 anos, conseguiu a pensão do marido em fevereiro deste ano, cinco meses apos o pedido - Rivaldo Gomes/Folhapress

Neusa Aparecida Carvalho Vitti, 73 anos, está entre os leitores beneficiados. Quatro meses após ficar viúva, ela precisou da ajuda do Agora para começar a receber a pensão pela morte do marido. “Liguei para o Agora e semanas depois já me avisaram que o benefício tinha sido concedido”, conta. “Se não fosse o  jornal, ainda estaria sem receber minha pensão. Quando ligava lá [no INSS], falavam que havia muitos casos para serem avaliados antes do meu”, afirma. O aposentado Edmar Camargo da Silva, 57 anos, teve problemas na liberação do seu benefício, pedido em agosto de 2019. Em janeiro, ainda estava “em análise”. Em fevereiro, ele pediu ajuda ao Agora e, em menos de duas semanas, a aposentadoria havia sido concedida. “Até recomendei [o jornal] para outros amigos. Sou muito grato a vocês”, disse.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.