Saiba garantir uma vaga no mutirão de emprego

Feirão gratuito do emprego será entre terça (26) e sexta (29)

São Paulo

 O Mutirão do Emprego promovido pelo Sindicato dos Comerciários e pela Prefeitura de São Paulo a partir da próxima terça-feira (26) está em sua terceira edição, mas, pela primeira vez, vai oferecer qualificação profissional além das vagas de emprego. Ao todo, são 6.000 postos de trabalho, de 30 empresas.

A necessidade de abrir espaço para capacitação foi motivada por um problema constatado nas edições anteriores, segundo a UGT (União Geral dos Trabalhadores): 1.500 vagas não foram preenchidas, de 5.000 abertas, por falta de qualificação.

desempregados em fila em busca de vaga
Mutirão do Emprego realizado no Vale do Anhangabaú atraiu milhares de desempregados - Folhapress

De acordo com o órgão, no momento do feirão, muitos trabalhadores disseram ter determinadas experiências, mas, ao começar a trabalhar, não tinham. Houve também quem mal soubesse ligar um computador.

Para sanar o risco de não preencher todos os postos, a edição atual contará com o apoio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial), que oferece 300 vagas gratuitas para 24 modalidades de cursos, de 160 horas em escolas da capital paulista.

São oportunidades voltadas para diversas áreas, como auxiliar mecânico de manutenção, confeiteiro e outras. O pré-requisito básico é ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando a sexta ou sétima série.

Já o Via Rápida, do governo estadual, disponibiliza mil vagas em oito modalidades, como maquiador, técnico de vendas e cuidador de idoso, com carga horária de 100 horas em escolas ligadas ao Centro Paula Souza.

O Sindicato dos Comerciários é responsável pela captação das vagas de emprego e pela triagem dos candidatos no local.

Os cargos com mais oportunidades são para telemarketing e operador de caixa, com mais de mil chances cada. As empresas oferecem também postos de trabalho para pessoas com deficiência.

Os interessados poderão se candidatar para atuar como empacotador, balconista, repositor e jovem aprendiz (essa última com pelo menos 300 vagas disponíveis, segundo a UGT).

Dentre as empresas participantes estão o Grupo Pão de Açúcar, Atento, Polishop e Marisa.

O mutirão acontece até o dia 29, na rua Formosa, 99, das 8h às 17h. O atendimento é por ordem de chegada, com distribuição de senhas.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.