Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Surpreendido por bloqueio, aposentado não recebe o benefício há 6 meses

INSS considerou que o segurado estava morto; ele pediu que fosse feita reativação em outubro de 2018

São Paulo

O aposentado por invalidez Antonio Carlos Fortunato da Silva, 58 anos, foi surpreendido com o bloqueio do benefício que deveria ter recebido no mês de outubro do ano passado.

Quando procurou ajuda na APS (Agência da Previdência Social) da Vila Maria, na zona norte da capital paulista, foi informado que outros quatro segurados com o mesmo nome que ele também tiveram o benefício cortado por terem sido considerados mortos.

O aposentado Antônio Carlos Fortunato da Silva foi considerado morto pelo INSS e, por isso, não recebe a aposentadoria desde outubro - Jardiel Carvalho/Folhapress

“No dia, me deram um papel para preencher e disseram que seria resolvido, mas até hoje não foi”, diz. Essa solicitação foi feita no mês de novembro, mas em fevereiro, o depósito do benefício ainda não tinha caído na conta. “Fui há alguns dias e tive que fazer o pedido novamente. Não entendo a dificuldade de colocar no sistema que eu estou vivo e tenho direito ao benefício”, afirma o segurado.

Fortunato, que é aposentado por invalidez, começou a ficar doente em 2007 e, após dois períodos com auxílio-doença, foi aposentado. Em setembro do ano passado, ele passou pela perícia do pente-fino dos benefícios por incapacidade. “Deveriam saber com isso que eu estava vivo, né?”, questiona.

Resposta

O INSS em São Paulo informou, por meio de nota da assessoria, que o pagamento da aposentadoria do segurado foi restabelecido. “Os valores ainda não recebidos por ele estarão disponíveis para saque a partir de 26 de março, no banco em que normalmente recebe seu benefício”, disse o instituto

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.