Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Paciente aguarda remédio para diabetes há 3 meses

Leitora afirma que remédio gliclazida está em falta na UBS Humberto Pascale

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A técnica de enfermagem Gislene Pereira Borges, 44 anos, da República (região central), conta que, há três meses, está tentando retirar o medicamento gliclazida 30 mg, remédio utilizado para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Humberto Pascale.

No entanto, a leitora reclama que apenas recebe a mesma informação: de que o remédio está em falta na unidade de saúde. “Os funcionários do posto somente sabem dizer que não há previsão para receber a medicação”, diz a leitora à reportagem do Agora.

Gislaine Pereira Borges que teve problemas em receber os remedios do SUS - Rubens Cavallari/Folhapress

“Isso é um absurdo. Preciso desse remédio, pois é de uso contínuo. Tomo dois comprimidos por dia”, explica a técnica de enfermagem, que está comprando a gliclazida em farmácia particular por R$ 15 cada caixa contendo 30 comprimidos. “Preciso comprar duas caixas por mês para conseguir os 60 comprimidos de que necessito”, explica.

“Minha queixa não é apenas pelo valor que gasto, mas porque precisamos exigir nossos direitos. Já pagamos muitos impostos e não recebemos a devida contrapartida”, reclama a leitora Gislene Pereira Borges ao Defesa do Cidadão.

Secretaria Municipal da Saúde

Tel.: (11) 3397-2000

Medicamento está disponível

A Coordenadoria Regional de Saúde diz que a gliclazida 60 mg está disponível para retirada na UBS Humberto Pascale. A pasta diz que a receita da paciente é para a apresentação de 30 mg, que não faz parte da lista de medicamentos para distribuição no município, mas que ela já foi orientadaatrocar a receita para retirar a medicação. “Troquei a receita e peguei o remédio. Porém, tinha ido na UBS várias vezes, e por que não explicaram isso antes?”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.