Com a retomada das perícias médicas nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), nesta terça-feira (22), o órgão agora vai passar a fazer reagendamentos automáticos para o segurado que tinha hora marcada e não conseguiu ser atendido para realização do exame pericial.
Isso, porque mesmo com a reabertura gradual das unidades na última semana, impasse entre INSS e peritos sobre as condições dos postos fez com que as perícias fossem adiadas.
O INSS informa que vai ligar para todos os segurados que têm cadastro correto até esta sexta-feira (25), avisando do novo agendamento, com dia e horário.
O órgão pontua que o segurado que não receber a ligação até sexta é porque não tinha o cadastro com telefone válido. A orientação é que esses beneficiários remarquem o horário pelo 135. A partir da próxima semana, o reagendamento deve estar disponível também pelo Meu INSS.
“Dessa forma, só precisará entrar em contato pelo 135 quem não puder comparecer na data e hora marcadas, para proceder com o reagendamento mais adequado”, diz o INSS.
Para consultar a lista atualizada com agências que estão realizando perícias médicas, é preciso acessar o portal covid.inss.gov.br.
No caso do segurado que passou por perícia, mas teve o benefício negado, o INSS informa que o prazo para recorrer é de 30 dias a partir do indeferimento.
Retomada
Após o anúncio do retorno dos médicos peritos às agências, segurados começaram a ser atendidos no horário agendado nesta terça (22). Até as 16h, 3.059 perícias foram realizadas, segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.
Dos 486 peritos médicos federais esperados, 351 retomaram o atendimento presencial em 110 agências, das 148 que já estavam com a agenda para esta terça.
Na segunda (21), a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais havia anunciado o retorno dos profissionais ao atendimento presencial em 87 agências do INSS a partir da terça.
Exame médico pericial | Saiba o que fazer
-
As perícias médicas do INSS começaram a ser gradualmente retomadas nesta terça-feira (22)
-
Divergências entre o órgão e os médicos peritos sobre as condições das agências fizeram com que os exames começassem depois da reabertura gradual das agências
> Ligação do INSS
-
O INSS informou nesta terça que fará reagendamentos automáticos e avisará aos segurados por meio de ligações telefônicas
-
O órgão ligará para todos os segurados que possuam o cadastro correto até esta sexta-feira (25), informando sobre o reagendamento
-
O segurado que não receber a ligação até a data é porque não tinha o cadastro com telefone válido
> O que fazer
-
Se não receber a ligação, é preciso ligar para o 135 e remarcar data e horário
> Para quem vai até a agência e não consegue atendimento
-
Segundo o INSS, é possível a remarcação de perícia médica por meio do 135 nos casos de não comparecimento do beneficiário na data agendada ou em que não foi possível a realização do atendimento no dia
-
O Meu INSS está sendo preparado para receber a remarcação a partir da próxima semana
> Novo prazo para negativas
-
Quem teve o benefício negado inicialmente, antes da reabertura das agências, terá 60 dias para agendamento, contados a partir da abertura
-
Esse limite poderá ser prorrogado; além disso, o prazo varia conforme o funcionamento de cada unidade
-
A remarcação será disponibilizada de acordo com os serviços ofertados pela agenda da perícia médica federal
Atenção
-
Essas regras não se aplicam para as agências que permanecem fechadas ou para as que não ofertem serviços de perícia médica
> Para quem quem passou na perícia e recebeu um não
-
O segurado que passou por perícia mas que teve o benefício negado deve solicitar recurso em até 30 dia do indeferimento
> Como consultar agências com perícia médica
-
Pelo portal covid.inss.gov.br
Fonte: INSS
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.