Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Leitora afirma que auxílio emergencial foi fraudado

Autônoma conta que, ao ir à Caixa receber as parcelas de julho e de agosto, o benefício havia sido sacado por outra pessoa; banco só devolveu um dos meses

Juca Guimarães
São Paulo

A autônoma Lucimar Silva Sampaio, 38 anos, conta que, em julho, tentou sacar a primeira parcela do auxílio emergencial na Caixa, mas descobriu que uma outra pessoa fez a retirada no seu lugar. O banco identificou a irregularidade e fez o ressarcimento 18 dias após a reclamação. Porém, segundo a cliente, a Caixa não explicou como golpistas tiveram acesso aos dados dela.

Lucimar tinha um pequeno salão de cabeleireiro na Cidade Tiradentes (zona Leste), e teve que fechar o negócio por causa da pandemia. Em agosto, novamente outra pessoa fez o saque no lugar dela. “Fiz outra contestação e disseram que o processo poderia demorar 45 dias”, reclama.

O valor do benefício é de R$ 1.200 e, desde agosto, ela aguarda que o banco faça o ressarcimento da parcela. “Fiz boletim de ocorrência na polícia, mas não devolveram”, diz à reportagem.

Gabriel Cabral/Folhapress

Segundo a leitora, o prazo que a própria Caixa deu para resolver o problema da parcela de agosto que não foi paga terminou no dia 5 de novembro. Lucimar relata que está indo pelo menos uma vez por semana em alguma agência da Caixa e recebe sempre a mesma resposta. “Eles apenas dizem que é preciso aguardar e que está em análise.”

A autônoma afirma que as parcelas dos meses de outubro e novembro do auxílio emergencial foram pagas normalmente. “Só a de agosto é que o banco não quer liberar”, queixa-se.

Banco dá explicação à cliente

A Caixa informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que todas contestações de pagamento de saque emergencial FGTS e demais benefícios são analisadas com base em critérios técnicos de segurança.

O banco diz ainda que, em cumprimento ao sigilo bancário, os resultados são repassados aos interessados.

A Caixa afirma que entrou em contato com a cliente e as informações foram repassadas diretamente para ela.

Ao Agora a leitora confirmou o contato da Caixa.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.