Estado de SP corta aposentadoria de servidor sem recadastramento

Aniversariante de maio e setembro tem até esta quarta para reativar benefício

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Servidores aposentados e pensionistas do Governo do Estado de São Paulo que são aniversariantes de maio e setembro e não fizeram o recadastramento em 2021 têm até esta quarta-feira (11) para realizar o procedimento em uma unidade da SPPrev (São Paulo Previdência). Após a atualização, o pagamento dos benefícios será reativado.

O prazo para fazer a prova de vida em uma agência do Banco do Brasil se encerrou nesta terça-feira (10) para esses beneficiários. Inativos e pensionistas civis e militares que já se recadastraram neste ano estão com a situação regularizada e não precisam repetir o procedimento em 2021. Veja como funciona a prova de vida para aposentados do INSS.

Segundo a SPPrev, cerca de 18,3 mil beneficiários que fazem aniversário em maio e setembro tiveram o pagamento suspenso por falta de realização do recadastramento em 2021. Os inativos e pensionistas que tiveram o pagamento bloqueado e realizaram o recadastramento até esta terça (9) terão o benefício reativado na folha suplementar de 19 de novembro, informou o órgão. Após essa data, e dependendo do dia da atualização, a reativação ocorrerá nas próximas folhas.

Mão de madeira segura cédula de R$ 100. Servidores do estado de SP têm que se recadastrar para não ter o benefício suspenso
Servidores do estado de SP têm que se recadastrar para não ter o benefício suspenso - Gabriel Cabral/Folhapress

Próximos cortes

Os aniversariantes de junho e outubro devem se recadastrar até o dia 19 de novembro nas agências do Banco do Brasil ou até o dia 22 de novembro nas unidades da SPPrev para que o pagamento de seus benefícios não seja bloqueado.

A prova de vida anual chegou a ser suspensa por conta da pandemia de coronavírus, mas voltou a ser obrigatória para inativos, pensionistas civis e militares no dia 1º de setembro. Os beneficiários que fazem aniversário de janeiro a abril estão dispensados do recadastramento neste ano e deverão fazer a atualização somente em 2022.

Sem avisos no banco

A jornalista Mariângela Devienne Ferreira, 53 anos, que auxilia a tia de 86 anos a receber o pagamento de uma pensão e uma aposentadoria do estado, reclama da falta de informação do governo após a volta da obrigatoriedade da prova de vida.

"Deveria ter sido mais organizado junto aos bancos onde o benefício é pago, por exemplo." Ela conta que os benefícios de sua tia foram suspensos por falta de recadastramento e diz que, mesmo após ter feito a atualização cadastral, ainda não sabe quando a renda voltará a ser paga, o que vai gerar uma série de transtornos.

A SPPrev informou que o retorno da obrigatoriedade foi amplamente divulgado em seu site, no Facebook, no aplicativo da São Paulo Previdência, por email, por meio do teleatendimento e por associações de servidores.

Veja o calendário do recadastramento

Para servidores aposentados e pensionistas de SP

Prazo Quem deve se recadastrar
Setembro Aniversariante de setembro + aniversariante de maio que não se recadastrou em 2021
Outubro Aniversariante de outubro + aniversariante de junho que não se recadastrou em 2021
Novembro Aniversariante de novembro + aniversariante de julho que não se recadastrou em 2021
Dezembro

Aniversariante de dezembro + aniversariante de agosto que não se recadastrou em 2021

Aniversariantes de janeiro a abril só precisarão fazer o recadastramento em 2022.

Onde fazer

O recadastramento pode ser realizado na sede e nos escritórios regionais da SPPrev, sendo recomendado agendar por meio do 08007777738 (para ligações gratuitas de telefones fixos) e (11) 2810-7050 (para ligações tarifadas de celulares).

O procedimento também pode ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil, sem necessidade de agendamento.

No caso dos pensionistas universitários, o período para o procedimento corresponde aos meses de janeiro e julho. A não realização da prova de vida no prazo leva à suspensão do benefício até que a situação seja regularizada.

Documentos

É preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de inscrição no CPF e comprovante de residência atualizado, com validade máxima de 90 dias.

A SPPrev ressalta que o uso de máscara continua sendo obrigatório e recomenda, se possível, evitar levar acompanhantes para o atendimento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.