Sufoco no trem
Linhas da CPTM estão entre as mais lotadas do mundo, segundo aplicativo
Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
Um levantamento realizado pelo site Google Maps revelou o que milhares de passageiros sentem na pele diariamente: as linhas de trem da CPTM estão entre as mais lotadas do mundo.
Das 10 rotas mais congestionadas descobertas pela pesquisa, 3 cortam a Grande São Paulo. O segundo lugar no ranking geral do aperto ficou com a linha 11-coral (Luz-Estudantes). A 8-diamante (Júlio Prestes-Itapevi) vem em quarto, e a linha 9-esmeralda (Grajaú-Osasco) ocupa a oitava posição.
Na 11-Coral, mais conhecida como Expresso Leste, a luta por espaço é ainda mais dura das 6h às 10h, apontou o aplicativo. Usuários contam que já presenciaram brigas e até desmaios por causa da lotação. Nem o celular dá para atender.
Completam a lista linhas de trem e metrô de Buenos Aires, Paris, Tóquio e Nova York. Vale lembrar que as malhas ferroviárias dessas três ultimas cidades são bem mais extensas do que as da nossa região metropolitana. Na capital argentina, a população é muito menor.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos da gestão João Doria (PSDB) diz que “não reconhece o resultado” porque não teve acesso à íntegra da pesquisa.
O que não dá para negar, porém, é que tanto as linhas da CPTM como as do Metrô não acompanharam o crescimento da população e vivem saturadas.
Calcula-se que a rede atual é apenas um terço do que deveria ser. Ficamos para trás há décadas. Agora, os custos são ainda maiores, e o ritmo de ampliação segue lento. Para piorar, nos últimos anos as obras têm sido alvo frequente de denúncias de cartel.
Não há outro caminho: só o investimento pesado em transporte de massa dará algum respiro aos passageiros.