Chacina paraense

Matança em Altamira é nova tragédia do sistema prisional

O massacre no Centro de Recuperação de Altamira (PA), onde 57 detentos morreram assassinados na segunda (29), é o novo capítulo da história das tragédias do sistema prisional do país.

Presos são transferidos da penitenciária de Altamira para Marabá, no Pará - Danilo Verpa/Folhapress


Desta vez, a matança só foi menor que as do Carandiru, em 1992, e do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (AM) no início de 2017. Pelo menos 16 dos mortos foram decapitados, num ato de crueldade extrema dos assassinos.

Também é assustador lembrar que, apenas dois meses atrás, 55 presidiários foram chacinados em quatro penitenciárias de Manaus.

O motivo apontado pelas autoridades para a mortandade é, mais uma vez,  a disputa entre facções criminosas. Tudo teria começado com o confronto entre o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital pelo domínio das rotas da cocaína que entra pelo rio Amazonas.

A explicação faz sentido, mas só mostra a falência do poder público na gestão carcerária. Nas condições infernais de hoje, os presídios brasileiros mais fomentam do que contêm a violência.

No de Altamira, 343 detentos se amontoam em 163 vagas. Além da superlotação, o lugar sofre com a falta de agentes e de bloqueadores de celular. 

Embora só conte com espaço para acolher presos em regime fechado, o Centro de Recuperação abriga também gente em regime semiaberto.

Para piorar, não há separação entre presos provisórios, que aguardam julgamento, e os que já tiveram a sentença transitada em julgado; tampouco entre detentos primários e reincidentes.

Desse jeito, as facções criminosas aproveitam as cadeias para conseguir mão de obra barata —e as disputas entre elas vão provocar novos massacres.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.