Cuidado com o peso e a bebida

A pesquisa Vigitel 2018, do Ministério da Saúde, trouxe dados preocupantes sobre a forma física dos brasileiros.

Cliente pesa prato em restaurante de São Paulo - Eduardo Knapp - 11.jul/17Folhapress

Depois de três anos de estabilidade, voltou a crescer o percentual de obesos no país, e o total de pessoas acima do peso também aumentou. 

O sobrepeso é definido por um índice de massa corporal igual ou superior a 25 kg/m² (o índice é resultado da divisão do peso pelo quadrado da altura). A obesidade ocorre quando esse valor ultrapassa a casa dos 30.

Esta condição está ligada ao desenvolvimento de doenças crônicas, como as coronárias, hipertensão e diabetes, que respondem por 72% das mortes no país.

Em 2018, a parcela dos obesos foi de 19,8%, a maior desde que a pesquisa foi criada, em 2006. Já o sobrepeso atinge nada menos que 55,7%, outro recorde.

Chama a atenção que a forma física dos brasileiros piorou apesar da melhora de alguns hábitos alimentares. Mais gente está comendo regularmente frutas e hortaliças, embora a taxa (23,1%) ainda deixe muito a desejar.

Aumentou também o percentual dos que fazem pelo menos 150 minutos de exercício por semana, e encolheu o dos que consomem refrigerantes.

Mas as notícias sobre o consumo de álcool não são nada boas. A parcela dos homens que abusam da bebida subiu de 24,8%, em 2006, para 26% no ano passado. Entre as mulheres, houve um salto de 7,7% para 11% no período.

Cabe aos governos fazer mais esforços para promover hábitos saudáveis. As medidas incluem reforçar a orientação nutricional na atenção básica, multiplicar locais para a prática de atividades físicas e desencorajar o consumo de alimentos ricos em açúcar, sódio e gordura.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.