Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Cartão de visita santista

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Deu pra ti, baixo astral, vou pra Porto Alegre, tchau, quando eu ando assim meio down, vou pra Porto e, bah, trilegal. Alô, povão, agora é fé! O São Paulo venceu o Botafogo por 2 a 0 na abertura do interminável Campeonato Brasileiro de pontozzz corridozzz, o Palmeiras fez o dever de casa contra o Fortaleza no jogo que fechou a rodada inaugural e assumiu a liderança ao lado do Ceará ao golear por 4 a 0, mas o grande feito foi do Santos.

O capitão santista Victor Ferraz domina a bola em frente a marcador gremista no duelo de estreia no Brasileirão - Ivan Storti/Santos FC/Divulgação

Vencer o Grêmio, completo, no Sul, não é teta, não! E o Peixe, de forma inteligente, inspirada, cirúrgica e contando também com um esquema reforçado defensivamente com três zagueiros e uma atuação antológica de seu goleiro, fez 2 a 1.

Eu, fosse santista, estaria radiante. Agora, se fosse defensor cego de Jorge Sampaoli e da máxima de que o importante é atacar e ter posse de bola, que a vitória não vale se não vier com show e blá-blá-blá, estaria comemorando escondido e envergonhado.

Vejamos o que aconteceu em Porto Alegre, segundo os números... O Grêmio goleou o Peixe na posse de bola (63% a 37%), foram 25 finalizações gaúchas contra 8 santistas... E daí? Os números que valem, o de gols marcados, deu Santos, 2 a 1...

Isso porque o ex-colorado Sasha abriu o placar com uma pintura logo no início. E quando o Grêmio apertava em busca do 1 a 1, Felipe Jonatan, no rebote de escanteio, bateu Paulo Victor.

O Grêmio pressionou demais no segundo tempo, alugou o meio de campo, atacou e foi parando em Vanderlei, que, já no ocaso, nos acréscimos, não conseguiu impedir o tento de Everton, 2 a 1 para o Santos.

Dá-lhe, Peixe!

Volta, mata-mata!

Nelson Rodrigues: “Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos”.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

Destaques da 1ª rodada do Brasileirão

Rodada santástica

Em um rodada em que os mandantes mandaram (8 vitórias), o Santos visitou um dos favoritos ao título e deixou a Arena do Grêmio com três pontos... É o grande vencedor da rodada, embora o Goiás também mereça ser lembrado pela boa vitória sobre o Fluminense, no Rio. Nunca antes na história do Brasileiro de pontos corridos houve uma primeira rodada sem empate!

Notícias relacionadas