Descrição de chapéu Opinião

Luís André Rosa: Devolvam o meu futebol

Transmissões de jogos pela internet tiram o prazer de sentar no sofá

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

O supra-sumo do futebol europeu vai ser visto a partir desta terça-feira (17), quando começa a fase de grupos da Liga dos Campeões. Neste torneio, desculpem os amantes da bola que rola aqui, o espetáculo é imensamente superior e dá gosto sentar em frente à TV para apreciar até um Inter de Milão e Slavia Praga ou Lyon e Zenit, as duas primeiras partidas do dia.

Porém, há um detalhe que tem se tornado um martírio para os espectadores tradicionais como eu. A guerra comercial pelos direitos de transmissão deu ao vencedor o direito de acabar com aquele lazer de sentar no sofá e acompanhar sossegado esses jogões. Agora quem manda são as empresas que exibem os jogos pela internet ou aplicativos de celular.

Recuperado de contusão, Lionel Messi pode participar da sua primeira partida pelo Barcelona, na estreia do clube nesta terça-feira (17), contra o Borussia Dortmund, pela Liga dos Campeões. - Pau Barrena/AFP

É outro mundo, que chegou e nos impõe goela abaixo essa nova maneira de assistir ao futebol. É horrível. Não aceito ver uma partida pela tela do computador ou do celular, em tempos de TVs inteligentes, com imagens e sons de cinema e tamanho de 60 polegadas.

Um amigo que entende de informática me aconselhou a comprar um cabo e conectar o computador à TV. Eu lá quero ter mais um cabo em casa? Fora que o computador tem um atraso em relação à transmissão via cabo, o que parece uma eternidade quando comparado à antena externa.

Outro ponto que enlouquece nas transmissões pela internet é a tal da interatividade. Uma tela onde os espectadores transformam em uma balbúrdia com assuntos que, muitas vezes, não tem nada a ver com a partida que está na tela. É como grupo de WhatsApp da família. Fala-se tudo, menos o que interessa.

Só que neste ano, o Facebook está exercendo ainda mais o seu direito de exclusividade. Nesta quarta-feira (18), quem quiser ver o jogo mais esperado desta rodada vai ter que se render à plataforma. Sim, caro leitor, a provável volta de Neymar à Liga dos Campeões, no duelo com o Real Madrid, só pela internet. Tudo bem, é a regra do mercado. Eu lamento profundamente. Isso é um tremendo retrocesso.

Notícias relacionadas