Descrição de chapéu Opinião

Luís André Rosa: Um certo Zé

Atacante de Cabo Verde comanda o Porto neste início de temporada

Vai ser difícil o torcedor do Futebol Clube do Porto digerir um começo tão traumático de temporada. Na estreia do Campeonato Português, a derrota para o Gil Vicente. Três dias depois, um vexame histórico. Em casa, a eliminação no penúltimo mata-mata preliminar da Liga dos Campeões, no duelo com o desconhecido Krasnodar-RUS. Isso depois de ter vencido na ida por 1 a 0 como visitante. Em casa, veio a derrota por 3 a 2, após sair perdendo por 3 a 0 na primeira etapa.

Esse revés para o time russo encerrou uma sequência de nove participações do Porto na fase principal do torneio de clubes mais badalado do planeta. Doeu também bastante nas finanças do clube. Por ficar fora da disputa, a equipe deixa de receber 44 milhões de euros (R$ 203 milhões).

O atacante Zé Luís comemora o seu gol
O atacante Zé Luís comemora o seu gol, que abriu a vitória do Porto sobre o Benfica, no estádio da Luz, neste sábado (24). Centroavante de Cabo Verde disputou o clássico pela primeira vez. - Patricia de Melo Moreira - 24.ago.18/AFP

Porém, da série "nada como um dia após o outro", a recuperação do Porto começou com os pés e a cabeça de José Luís Mendes Andrade, 28 anos, atacante que nasceu em Cabo Verde. Ele teve com passagens apagadas pelo Braga e pelo Gil Vicente antes de se mudar para o Spartak-RUS, onde jogou de 2015 a 2019.

É por isso que a torcida do Porto olhava com certa desconfiança quando a sua contratação foi anunciada. Só que Zé Luís, como é conhecido, tem mostrado que sabe o ofício do gol. Na derrota para o Krasnodar, o centroavante deixou um na rede. Na segunda rodada do Português, o cabo-verdiano, 1,84 m e 80 kg, com velocidade, forte chute de canhota e cabeceio, brilhou no estádio do Dragão com três gols na goleada por 4 a 0 sobre o Vitória de Setúbal.

Esse massacre foi visto como obrigação. Então, o Porto precisava de uma resposta urgente e ela veio no que o torcedor mais aguardava. No primeiro clássico da temporada, os portistas derrotaram o Benfica, neste sábado (24), no estádio da Luz. A vitória teve a participação decisiva de Zé Luís, autor do primeiro gol no triunfo por 2 a 0. É cedo para dizer que esse momento iluminado vai virar idolatria, mas o Porto já dá sinais de que os tropeços foram acidentes de percurso.
 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.