Verdão vence Ceará e bota um pé na semifinal da Copa do Brasil
Arrasador no final da primeira etapa, Palmeiras faz em cinco minutos os três gols da vitória
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A sétima vitória consecutiva do Palmeiras mostrou que o elenco é competitivo e tem condições de brigar pelos títulos das três competições em disputa, Copa do Brasileiro, CampeonatoBrasileirão e Libertadores.
Nesta quarta-feira (11), no estádio Allianz Parque no primeiro confronto das quartas de final da Copa do Brasil, o Verdão precisou de cinco minutos para atropelar o Ceará, por 3 a 0, na reta final do primeiro tempo, e ficar com uma ótima vantagem para a segunda partida.
Na próxima quarta-feira (18), às 19h, na Arena Castelão, em Fortaleza o Alviverde pode perder por até dois gols de diferença, que mesmo assim, se classifica para a semifinal do torneio. Caso o Vozão ganhe por três gols de diferença, as equipes vão decidir a classificação em penalidades.
As duas equipes atuaram desfalcadas, mas foi o mandante que mais bem se posicionou, encurralou o rival no ataque e a defesa, com os cinco homens que são reservas, não correu sustos.
Para entender como tudo isso funcionou na prática, eis duas chaves para o sucesso palmeirense.
Primeiro, o lado direito da defesa do Vozão foi um convite para o Verdão deitar e rolar, com as passagens de Gustavo Scarpa, que atuou improvisado como lateral esquerdo, e as arrancadas do garoto Gabriel Veron.
Com essa facilidade, o segundo dado que ilustra o triunfo. Na primeira etapa, os donos da casa deram nove finalizações. O visitante não conseguiu nenhuma.
Dessa maneira, os três gols foram construídos pela esquerda do ataque. Primeiro em um chute cruzado de Gustavo Scarpa, dentro da grande área, aos 35min.
No segundo, Gabriel Veron cruzou da esquerda para o meio da área, a bola passou por Lucas Lima e chegou até Raphael Veiga, que, aos 38min, ampliou o marcador.
Para fechar, aos 40min, o garoto Veron deixou de garçom e mandou a bola no ângulo esquerdo do veterano Fernando Prass.
O Ceará voltou para a segunda etapa com quatro alterações, mas só conseguiu dar o primeiro chute, aos 12min, e longe do alvo.
Mesmo dosando o ritmo das ações e com contragolpes dados de graça pelo opononte, os palmeirenses criaram chances para ampliar, mas Willian, Rony e Gabriel Silva não foram felizes nas conclusões.
O técnico Abel Ferreira, que promoveu a estreia do zagueiro Alan Empereur, o jogador chegou na noite desta terça-feira (10) ao Brasil, foi expulso por reclamação logo após o juiz Braulio da Silva Machado, após consultar o árbitro de vídeo, voltar atrás na marcação de um pênalti que era favorável ao Ceará.
No último minuto, o Vozão pediu outro pênalti, mas o VAR deu como lance legal.