Caneladas do Vitão: Futebol é simples demais para os idiotas da complexidade!
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Ô, ô, ô, gente estúpida, ô, ô, ô, gente hipócrita... Alô, povão, agora é fé! Há muita gente que não entende absolutamente nada de futebol, a ponto de tratar o esporte mais imprevisível como uma planilha de estatísticas inúteis e não valorizar o único número que importa: o número que vai para o placar!
Idiotas da complexidade não enxergam a alma do futebol! E, pois, resta a essa gente ignorante medir posse de bola, passes trocados e, à jurado de ginástica, julgar plasticidade subjetiva.
Escravos de teorias que não se comprovam na prática, essa gente repete que continuidade dá resultado, que futebol é planejamento e outras cascatas tratadas por verdade em ambientes frequentados por nerds que nunca chutaram uma bola!
O Palmeiras, surrado pelo Santos na posse de bola, finalizou uma vez no gol. Palmeiras, registre-se, treinado por Abel Ferreira, português que chegou há três meses (porque Miguel Ángel Ramírez refugou!) sem nunca ter trabalhado no Brasil ou outro país da América do Sul.
Quem fala que é exceção é cara de pau ou esquecido. Em 2019, Jorge Jesus, outro português que chegou no meio do ano sem qualquer planejamento, levou o Flamengo aos títulos nacional e continental. E o Brasileirão é liderado por Abelão, que assumiu sem saber nem o nome dos jogadores colorados e, com uma tática oposta a de Coudet, com zero continuidade ou planejamento, enfileirou nove vitórias consecutivas. E, ainda assim, só é o principal candidato ao título porque o São Paulo, de forma burra, teimosa e inexplicável, manteve o dinizismo estéril até não ter mais qualquer chance: moderno, né?
Voltando ao Palmeiras, o time de 1996, com mais de cem gols no Paulista, acabou com o vice da Copa do Brasil. Pergunte ao palmeirense quem está eternizado na história: Muller, um dos grandes craques do Verdão-96, ou Breno Lopes, que nem sequer foi inscrito para o Mundial...
George Orwell: “A história é escrita pelos vencedores”.
Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!
CovidãoBR de VARtebol
Campeão continental, finalista da Copa do Brasil e pensando no Mundial, o Palmeiras recebe o Botafogo em jogo que, à vera, não interessa a ninguém: se o Palestra, por méritos próprios, não tem mais nada no Brasileiro, o Fogão, por deméritos próprios, tem que planejar a Série Baba. Palpite: dá Verdão, 2 a 0.
Live com Digão
Basta! Às 20h, Digão, presidente da Gaviões da Fiel, é o convidado da live do canal Blog do Vitão que debaterá “Basta!”, próximo enredo da organizada corinthiana. O tema, necessário e inadiável, será o primeiro com enfoque social do carnavalesco Paulo Barros. Inscreva-se no canal e ative o sininho: youtube.com/blogdovitao.