Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Palmeiras ostenta fibra e é bicampeão da Libertadores

Santos, tricampeão da América, é muito grande para festejar cair de pé

São Paulo

Eu, em paz no verde e esperança, tive sonhos de criança, comecei no futebol... Alô, povão, agora é fé! A América é da defesa que ninguém passa! Nem Marinho, nem Soteldo. Méritos de Abel Ferreira, de Weverton, de Gustavo Gómez, de Viña e de todos o sistema defensivo. O continente sul-americano pertence à linha atacante de raça. Rony não desistiu. Nem Breno Lopes. O bicampeonato é do verde que ostentou sua fibra!

Final foi feita para ganhar. O jogo. Não a posse de bola. O gajo Abel Ferreira não quis saber de arriscar, armou o Palmeiras com dois atacantes e manteve Gabriel Menino na segunda linha, dobrando a marcação com Marcos Rocha, até 40 do segundo tempo, quando colocou Breno Lopes em seu lugar.

Criou pouco. Mas, na prática, o dono do melhor elenco e que tinha opções para mexer mais na prorrogação, permitiu uma única finalização certa santista. E ela aconteceu de fora da área e só aos 31 do segundo tempo.

Perigo mesmo (fora o gol solitário de Breno Lopes já no ocaso, com Cuca, que acabara de ser expulso, vendo tudo no meio da galera), só mesmo a aglomeração dos 5.000 convidados da armagedônica Conmebol.

Parabéns, Sociedade Esportiva Palmeiras. O Santos, tricampeão da América, é muito grande para festejar cair de pé. Mas, pelo cenário que se desenhava de pindaíba geral, impeachment, proibição de contratar jogador, o vice continental não pode ser desprezado.

Surpresa? Há um ano, muitos cravavam que o título seria de uma equipe brasileira treinada por português... Mas o favorito, já sem Jesus, ficou só no cheirinho e caiu nas oitavas!

O cara do título

Gustavo Gómez teve papel importante na conquista - Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Gustavo Gómez
Em um título decidido na única finalização certa da equipe, aos 53 do segundo tempo, o destaque foi a defesa que ninguém passa capitaneada pelo xerife paraguaio. Parabéns, saudoso Pessini (presente em alma e bandeira no Maracanã)! Parabéns, Palmeiras!

Bandeira em homenagem ao palmeirense Adriano Pessini, por anos editor de esportes do Agora, marcou presença no Maracanã - Divulgação

Destaques da Libertadores

Vexames brasileiros

Em uma edição com final brasileira, as grandes decepções, em diferentes escalas, também foram nacionais: Corinthians, São Paulo e Flamengo. A aposta errada no trash metal de Tiago Rock’n’Roll Nunes custou uma vergonhosa eliminação ainda na pré-Libertadores diante o modestíssimo Guaraní-PAR. Já o Tricolor, com a constrangedora saidinha Diniz e toda a marra campeã de Daniel Tantã Alves, conseguiu perder até para o Binacional e nem sequer chegou aos mata-matas... E o Flamengo, campeão em 2019 e time a ser batido, não foi além das oitavas e se sagrou o primeiro caso universal de hegemonia de um ano só...

Seleção dos melhores da rodada
Arte Agora
Seleção dos piores da rodada
Arte Agora

Troféus do Vitão

Talismã
Breno Lopes O atacante entrou em campo aos 40 minutos, quando a prorrogação parecia inevitável. Faltou combinar com ele. Mais esperto do que Pará (que não subiu) e que John (que foi, não foi), Breno Lopes aproveitou o oitavo passe para gol (“assistência” é fronhice de basqueteiro) de Rony na Libertadores, testou para a rede e deu o bicampeonato continental incontestável ao Palestra! Final não é palco para show! É para jogar, ganhar e se eternizar!

Vidente
CovidãoBR de VARtebol
 O São Paulo, que deu adeus à Libertadores na fase de grupos com 0% como visitante (vexame contra o Binacional incluso), vai selar a derrocada no Brasileiro fechando a rodada em quarto. Os dinizistas fanáticos da continuidade têm de explicar a liderança colorada com Abelão! Palpites: Atlético-GO 1 x 1 São Paulo, Galo 3 x 1 Fortaleza, Coritiba 1 x 1 Grêmio, Internacional 1 x 0 Bragantino, Vasco 1 x 0 Bahia, Ceará 2 x 1 Furacão e Fluminense 1 x 0 Goiás.

Mais sobre o título alviverde e a 33ª rodada do Brasileiro no “Domingol”. A partir de hoje, todo domingo, às 23h, eu e Raony Pacheco fecharemos o final de semana no Canal Blog do Vitão. Inscreva-se e ative o sininho: youtube.com/blogdovitao.

Joelmir Beting: “Explicar a emoção de ser palmeirense a um palmeirense é totalmente desnecessário. E, a quem não é palmeirense, é simplesmente impossível”.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso. É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao.

Divulgação de live do Vitão
Divulgação
Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.