Caneladas do Vitão: Mulheres colocam o Brasil em igualdade com a forte e desenvolvida Holanda
Resultado encaminhou a passagem às quartas de final nas Olimpíadas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Mulher, mulher, mulher, quem te viu e quem te vê... Alô, povão, agora é fé! Com gols de Debinha, Marta e Ludmila, o Brasil, que esteve em desvantagem no 1 a 0 e no 2 a 1, mas que chegou a sentir o cheiro do triunfo no 3 a 2, ficou no 3 a 3 com a forte Holanda e encaminhou a passagem às quartas de final.
O ponto fraco, outra vez, foi a goleira Bárbara, que falhou em dois gols laranjas. Para além da boa atuação tática das comandadas de Pia, destaque à força mental de não se abater na desvantagem, algo comum em outras edições dos Jogos.
Para além do bom resultado esportivo, o 3 a 3 com a atual campeã europeia e vice mundial é uma igualdade simbólica para as mulheres que a conquistaram em campo, para as mulheres que torceram pela TV e para todo o nosso país.
No imaginário de muitos, a Holanda representa o respeito às liberdades individuais e da convivência pacífica entre as pessoas, independentemente de gênero, orientação sexual e religiosidade. E o Brasil da Marta, que dedica gols à noiva Toni, de Formiga, casada com Erica, e da craque-comentarista Cristiane, que torce e analisa o jogo com o filha dela e da mulher Ana Paula no colo, é o Brasil livre, igual e que se posiciona contra o preconceito. É um Brasil muito mais perto da Holanda que o machista, misógino e homofóbico país do Bolsonaro!
Parabéns à parcela democrática e antifascista dos verdadeiros torcedores do Brasil que (no dia em que o desgovernado, golpista, rachadinho, corrupto e entregue ao centrão país da cloroquina atingiu 549.500 MORTES da "gripezinha") foi às ruas gritar "fora, Bolsonaro"!
Bertolt Brecht: "A cadela do fascismo está sempre no cio".
Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!
Palpites do Vitão
Atlético-MG e Flamengo precisam justificar o favoritismo, respectivamente, contra Bahia e São Paulo, para seguirem na caça ao líder Palmeiras. Palpites do Brasileiro de VARtebol: Galo 2 x 1 Bahia, Flamengo 2 x 1 São Paulo, Fortaleza 1 x 1 Bragantino, Santos 2 x 0 Atlético-GO, Athletico-PR 1 x 0 Inter e Sport 0 x 0 Ceará.