Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Palmeiras afunda Grêmio na lanterna e assume a liderança

Abel Ferreira sabe que o Alviverde pode lutar à vera pelo caneco

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Vou me embora agora, vou embora pra outro planeta, na velocidade da luz, ou quem sabe de um cometa... Alô, povão, agora é fé! Palmeiras 2 x 0 Grêmio foi um nocaute à Mike Tyson. A diferença ente o novo líder e o lanterna isolado ficou clara logo aos 15 segundos, quando os gaúchos foram à lona no cruzado de canhota de Raphael Veiga.

Gabriel Menino (à dir.) comemora com Gustavo Scarpa o seu gol, que fechou o placar contra o Grêmio, no Allianz Parque, pelo Brasileirão - Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação

Bah, se a ideia do Grêmio era correr após se ver livre de Tiago Nunes, já começou a frustrada tentativa de reabilitação apanhando. E contra um time, ô, pá, que adora e sabe se defender.

Ainda grogue, os gaúchos nem viram a cabeçada de Menino, aos 16 minutos. Era o caso de o técnico interino Thiago Gomes atirar a toalha ou do árbitro Felipe Fernandes de Lima decretar o nocaute técnico. Não o fizeram: o peso-pesado verde administrou, o Grêmio evitou um vexame maior, 2 a 0, placar final.

Ao herdar um time enterrado na rabeira com ridículos 2 pontos em 24 disputados, Felipão tem a tranquilidade de saber que o nada que fizer será suficiente para melhorar o armagedônico desempenho gremista.

Já Abel Ferreira, que desta vez nem precisou dar chilique, sabe que o Palmeiras, além de festejar tropeços adversários, está fazendo a sua parte e tem totais condições de manter a liderança e brigar à vera pelo caneco com o Atlético-MG e com quem mais se apresentar à luta.

A exemplo de Palmeiras e Flamengo, que peitaram a CBF e não liberaram Weverton e Pedro para a Olimpíada, os ex-líderes Bragantino e Athletico-PR, se estivessem verdadeiramente focados em brigar pelo título brasileiro, não cederiam, respectivamente, Claudinho e Santos para a vitrine olímpica.

Subnotificações à parte, 528.611 MORTES foram registradas no desgovernado e rachadinho país da cloroquina que sedia a Cova América. É dose (superfaturada), talkey!

Lima Barreto: "Não é só a morte que iguala a gente. O crime, a doença e a loucura também acabam com as diferenças que a gente inventa".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Vai, Corinthians!
Para continuar longe da degola, o Timão, que bateu Sport e América, precisa despachar também a Chapecoense, candidatíssima à queda. Caso o apito (VAR, comissão de arbitragem e comentarista da TV inclusos) não crie "pênalti" sem a participação de quem sofre o pênalti, a chance é boa. Palpite: Chape 0 x 1 Timão.

VAR
O "pênalti" inventado pelo juiz Danny Makkelie (na prorrogação, após Sterling se atirar na área e Kane, no rebote, transformar em Inglaterra 2 x 1 Dinamarca) é a prova que o lixo do VAR, que não corrigiu o absurdo mesmo com todas as imagens claras, não corrige injustiças. E o apito caseiro definiu a adversária da Itália na final da Euro!

Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

Notícias relacionadas